Imagem ilustrativa da imagem Acidente de 1969 foi o mais grave em Londrina
| Foto: Reprodução
Considerado o pior da história da aviação em Londrina, desastre foi capa da FOLHA em 16 de setembro de 1969



A aeronave da Vasp, com 14 passageiros e seis tripulantes, decolou em Londrina no final da tarde de 14 de setembro de 1969 com destino a São Paulo. Próximo a cidade de Ourinhos (SP), o piloto decidiu retornar a Londrina, já que "o tempo em São Paulo apresentava-se fechado". Uma pane no motor esquerdo causou preocupação. Após o contato com a torre de controle, bombeiros aguardaram o pouso. No entanto, o retorno não ocorreu como esperado. "O avião passou a cabeceira da pista, fez uma curva, incendiando-se imediatamente. [...] Descontrolado e adernando, caiu no campo de mudas do Horto Florestal, cerca de mil metros [da pista]". O Horto Florestal funcionava onde hoje Jardim Monterrey, na zona leste.
O acidente aéreo considerado pelo Aeroclube de Londrina como o pior da história da aviação na cidade foi capa da FOLHA em 16 de setembro de 1969. Imagens dos destroços da aeronave, detalhes da investigação e relatos dos familiares pararam a cidade. Uma comissão da Vasp e outra da Força Aérea Brasileira (FAB) vieram a Londrina. Conforme a reportagem, a troca de mensagens entre a tripulação e a torre de controle ocorreu de forma tranquila. Próximo a pista, a aeronave arremeteu e foi em direção ao "Hospital de Tuberculosos". Após uma curva, o avião caiu sobre as árvores e plantas do Horto Florestal. No local, 19 pessoas morreram carbonizadas. Um comissário de bordo "foi encontrado cerca de dez metros adiante do local do impacto". Ele foi encaminhado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Para o presidente do Aeroclube de Londrina, Jonas Liasch, o último acidente aéreo registrado na cidade em 31 de julho deste ano foi o segundo mais grave da história em razão do número de vítimas fatais. Oito pessoas morreram carbonizadas após a queda do bimotor sobre o barracão de uma transportadora. O terceiro acidente mais grave na avaliação de Liasch foi registrado em 20 de janeiro deste ano. Seis pessoas morreram após a queda de uma aeronave sobre uma Kombi na Warta (zona norte). O Seripa V investiga as causas dos dois acidentes registrados neste ano. No entanto, a investigação é feita sob sigilo.(V.C.)