Colheita da uva está adiantada em Marialva, mas frutas estão bonitas e saobrosas elevando expectativa de venda
Colheita da uva está adiantada em Marialva, mas frutas estão bonitas e saobrosas elevando expectativa de venda | Foto: Saulo Ohara/14-12-2016



Os produtores de uva do município de Marialva também ficam na expectativa para uma boa comercialização do produto. Os parreirais estão bem bonitos no momento e a colheita está adiantada em algumas semanas devido ao tempo seco e de sol, que acelerou o processo. Nos próximos dias a demanda pelas uvas deve aumentar e o produtor está confiante no que diz respeito à rentabilidade da cultura.

A técnica da Emater de Marialva, Silvia Capelari, relata que hoje a área destinada a uva na cidade é de 440 hectares (ha), principalmente das variedades benitaka, rubi e itália. No meio deste ano – na principal safra – a colheita ficou em 15 toneladas por ha. Agora, o volume naturalmente será menor. Em 2016, neste período de festas, o valor ficou em 12 toneladas por ha. "Teremos uma uva de qualidade e bem doce. Apesar de ter menor volume, está é a melhor safra para o produtor porque o custo é menor devido ao clima, dando menos pragas e doenças."

Odinei dos Santos tem grande experiência na produção de uvas e está com uma expectativa boa para este fim de ano. Para ele, a safra será média, mas a qualidade do produto elevada. Ele relembra que no mesmo período do ano passado colheu em torno de 15 toneladas. Agora, em plena colheita, espera entre 20 a 25 toneladas em pouco mais de 1 ha. "Como tivemos um longo período de tempo seco e sol, muita gente já está podando e as frutas que iam sair na semana do Natal estão saindo agora."

Com isso, o preço de comercialização do quilo neste momento, segundo Santos, está mais baixo, porque há grande oferta e procura mediana. Entretanto, já se espera uma melhora dos preços para semana que vem, afinal a procura vai aumentar consideravelmente enquanto mais se aproximam as festas. "Nossa expectativa é receber de R$ 3,50 a R$ 4 na semana do Natal. No começo de dezembro as vendas são bem devagar, mas depois todo mundo quer uva. Esta é nossa expectativa."

Em relação ao manejo, Santos relata que foi uma segunda safra bem tranquila. Se a produção adiantou, pelo menos não sofreu com os fungos devido ao clima seco e de sol. "Trabalho com a benitaka e a uva está doce, bonita, colorida. Estou animado para a comercialização das próximas semanas."