De acordo com dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), somente no primeiro semestre deste ano o Brasil recolheu 19,5 mil toneladas de embalagens de defensivos, volume 8% superior se comparado com o mesmo período do ano passado. No Paraná, o total contabilizado nos seis primeiros meses de 2012 foi de 2,38 mil toneladas, número 13% superior ao primeiro semestre do ano passado. De acordo com o Inpev, esse aumento se deu pela eficiência do processo de recolhimento.
João Nazima, produtor na região de Guaravera, afirma que é obrigação do agricultor manter o ambiente limpo. Em uma área plantada de mais de 200 hectares, ele segue à risca o processo de destinação de embalagens de agroquímicos. Desde que começou a trabalhar com agricultura, há cerca de 10 anos, Nazima faz a tríplice lavagem e guarda os frascos em um local apropriado no interior da propriedade. As embalagens, como recomenda o Inpev, são guardadas de cabeça para baixo em um local seco e arejado.
Ele conta que uma vez por ano um caminhão da Associação Norte Paranaense de Revendedores de Agroquímicos (Anpara) passa na região recolhendo as embalagens. Na última coleta, ocorrida em maio, ele entregou 264 frascos de um litro e 250 embalagens de 300 gramas. Nazima conta que o produtor deve também repassar as orientações para seus funcionários realizarem o processo de destinação de embalagens de forma adequada. ''Imagine se todas essas embalagens fossem jogadas na lavoura? Isso seria um desastre'', observa Nazima.
O uso responsável de defensivos agrícolas é outra ação que, na opinião do produtor, deve fazer parte do processo. Segundo ele, não pulverizar em dias de ventos fortes e usar a dosagem recomendada por um engenheiro agrônomo evita o uso excessivo de agroquímicos que, por sua vez, reduz a emissão de embalagens.
De acordo com dados do Inpev, os produtores devem usar caixas de papelão porque oferecem melhores condições de armazenagem e transporte. Outra orientação dada pelo instituto é que os frascos não lavados devem ser separados dos recipientes limpos e armazenados com suas respectivas tampas e rótulos. Esses resíduos devem preferencialmente estar guardados na caixa de papelão original. (R.M.)

Imagem ilustrativa da imagem Paraná se destaca no sistema