Durante a festa de lançamento os autores das crônicas do Prosa Rural autografaram os livros
Durante a festa de lançamento os autores das crônicas do Prosa Rural autografaram os livros | Foto: Marcos Zanutto



Encerrando a primeira década de criação da coluna Dedo de Prosa desta Folha Rural, o Grupo Folha de Comunicação lançou na quarta-feira o livro Prosa Rural. A publicação reúne 60 textos de quatro colaboradores ativos do espaço, o comerciante Dailton Martins, os professores Estela Maria Frederico Ferreira e Gerson Melatti, e o médico Sidney Girotto. Cada um deles selecionou 15 das muitas prosas que foram publicadas no suplemento.

A iniciativa do livro foi também deles, que recebeu total apoio da FOLHA. "Londrina tem o privilégio de integrar o urbano e o rural, e os textos do Dedo de Prosa são uma expressão dessa convivência", destacou o superintendente do Grupo Folha, José Nicolá Mejía, durante a solenidade de lançamento. Ele ressaltou que a ideia de organizar um livro com os textos da coluna já estava nos planos do jornal e a proposta dos leitores veio de encontro a esse projeto.

A coluna, inicialmente, trazia comentários descontraídos sobre o comportamento do agronegócio durante a semana da edição da Folha Rural. Aos poucos as histórias e experiências vivenciadas pelos repórteres na produção das matérias do suplemento foram ocupando o espaço. Assim, acabou por atrair a atenção de leitores que passaram a enviar suas contribuições e, atualmente, são deles praticamente a maioria dos textos publicados.

O idealizador do livro, Gerson Melatti, fez um levantamento de todas as crônicas publicadas no jornal ainda em 2013, e percebeu a participação efetiva de alguns nomes de leitores. Há uns dois anos, ele resolveu procurar alguns desses colegas de prosa e encontrou em Martins, Ferreira e Girotto o apoio para levar o projeto adiante. "Vi que tem muita coisa boa ali e é algo importante porque faz parte da cultura da nossa região", diz Mellati. "São textos simples, causos, enfim, algo agradável para se sentar, relaxar e ler um pouquinho", resume.

A festa de lançamento, que contou com a presença de familiares e de convidados dos autores e da FOLHA, foi marcada pela emoção. "Não digo que estou realizando um sonho, mas estou vivendo uma realidade que jamais imaginei", definiu Girotto. Ele ressaltou que muitas de suas histórias são fatos com os quais conviveu e pelas crônicas conseguiu descrevê-las de forma poética.

Ferreira também afirmou que seus textos resumem a infância vivida em uma pequena cidade do interior da cidade, onde o clima de amizade entre os moradores se torna mais forte. Ela agradeceu o apoio dado por suas filhas para que transformasse essa experiência em prosas.

Lendo um texto escrito por seu pai, Martins não escondeu a alegria de ver o livro pronto. "Sempre vivi entre a rotina de uma padaria e do meio rural. E pelo Dedo de Prosa tive a oportunidade de contar as minhas histórias."

Parte dos livros editados foi doado para a Apae de Londrina, que ficará com toda a renda do lote. Outros foram colocados à disposição da Belagrícola e da Sociedade Rural do Paraná, patrocinadores do projeto. Os livros serão também vendidos na sede da FOLHA, no setor de Classificados, por R$ 30,00 a unidade.