À luz da aquisição planejada da Monsanto, a Bayer assinou um acordo para vender parte dos negócios da Crop Science à Basf por 5,9 bilhões de euros. Os ativos a serem vendidos geraram vendas líquidas de aproximadamente 1,3 bilhão de euros em 2016. "Estamos adotando uma abordagem ativa para lidar com potenciais preocupações regulatórias com o objetivo de facilitar o fechamento bem-sucedido da operação com a Monsanto", explicou Werner Baumann, presidente do Conselho de Administração da Bayer AG.

A Bayer utilizará os recursos líquidos da venda anunciada para refinanciar parcialmente a aquisição planejada da Monsanto. A empresa fornecerá uma atualização a respeito das sinergias totais esperadas da aquisição da Monsanto após o fechamento da operação. "Ao mesmo tempo, estamos satisfeitos que, na Basf, encontramos um comprador forte para nossos negócios e que continuará atendendo às necessidades dos produtores e a oferecer aos nossos colaboradores perspectivas de longo prazo". A operação está sujeita às aprovações regulatórias e também ao fechamento bem-sucedido da aquisição da Monsanto pela Bayer.

Os ativos a serem vendidos incluem o negócio global de glufosinato de amônio da Bayer e a tecnologia LibertyLink para tolerância a herbicidas, essencialmente todos os negócios de sementes de culturas de campo da empresa, bem como as respectivas capacidades de pesquisa e desenvolvimento. Os negócios de sementes que estão sendo vendidos incluem o negócio global de sementes de algodão (excluindo Índia e África do Sul), os negócios norte-americano e europeu de sementes de canola e também o negócio de sementes de soja. A operação inclui a transferência da propriedade intelectual e instalações relevantes, bem como mais de 1.800 colaboradores, principalmente nos Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Canadá e Bélgica. Como parte do acordo, a Basf se comprometeu a manter todos os cargos permanentes, em condições similares, durante pelo menos três anos após o fechamento da operação.

"Somos muito gratos aos nossos colaboradores, que desempenharam um papel fundamental no sucesso desses negócios ao longo dos anos", disse Baumann. "Ao mesmo tempo, estamos conscientes da necessidade de abordar certas sobreposições no portfólio combinado de produtos da Bayer e da Monsanto". A Bayer continua a trabalhar de forma diligente junto às autoridades competentes com o objetivo de fechar a aquisição planejada da Monsanto no início de 2018.

"Com esta aquisição, estamos aproveitando a oportunidade para comprar ativos altamente atraentes em cultivos de linha e mercados-chave. Estamos ansiosos para expandir esses negócios inovadores e rentáveis e para receber a equipe experiente e dedicada em proteção de culturas, sementes e traits. Esses negócios são uma excelente combinação para o portfólio do Grupo Basf", comentou Kurt Bock, presidente do Conselho de Administração da empresa.

A Bayer continua a possuir, operar e manter esses negócios até o encerramento da venda. Após o fechamento da aquisição planejada da Monsanto, a Bayer permanecerá ativa nas mesmas áreas como resultado dos programas, produtos e ofertas atuais da Monsanto.