No Multi Agro desta semana, Luly Barbero mostra a produção de alface em estufa, por meio da hidroponia, na Fazenda Nata, em Londrina. A hortaliça é uma das mais cultivadas em hortas domésticas no Brasil e chega a movimentar até R$ 8 bilhões apenas no varejo.

O libanês Elie Hakme, sócio proprietário da Hortiprime, veio para o Brasil em 2015 e planta a alface há oito meses. Ele explica no programa como é feito o cultivo da alface, o custo desse trabalho e dá detalhes sobre a tecnologia que utiliza na produção.

Na propriedade ele cultiva a alface salanova. Segundo Hakme, essa variedade se diferencia das demais cultivares pelo sabor, durabilidade e o volume de folhas. "O pé parece pequeno, mas tem de 90 a 120 folhas", diz. Na geladeira, a hortaliça pode durar até 12 dias. Na Fazenda Nata, o libanês cultiva três tipos de famílias da alface: lisa, crespa e a frisada. Todas tem variações de folhas verdes e roxas.

As mudas, que são produzidas na propriedade, demoram 15 dias para estarem no ponto e serem transplantadas para os tubos onde a alface irá crescer. Quando atingem o ponto, vão para os tubos da estufa e lá permanecem de 30 a 35 dias. De acordo com Hakme, o tempo nublado característico ao verão de Londrina atrapalha um pouco o cultivo, pois essas plantas gostam muito de luz.

Já no inverno, o que pode atrapalhar um pouco é o frio, fazendo com que as hortaliças fiquem até 38 dias na estufa para serem colhidas. Mas, mesmo assim, é possível cultivar e colher a alface durante o ano todo. No período da colheita, o ele chega a colher entre 3.000 e 3.500 pés de alface por dia.
Para colher, Hakme dá a dica para Luly: deve-se prestar atenção ao peso, volume e a raiz da hortaliça - que deve estar branca e saudável.

A salanova tem o slogan de "um corte, pronto". Por isso, Hakme também ensina a apresentadora a identificar o ponto da hortaliça e como cortá-la.

O programa Multiagro vai ao ar neste domingo (26) às 8h na Multi TV e terá reprises diárias, confira os horários alternativos no site multitvcidades.com.br e veja as matérias anteriores no Youtube.