A Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda (Copavi), em Paranacity (Noroeste) se prepara para receber o selo de orgânico na produção de leite. A previsão é de que até fevereiro de 2017, o produto já possa ser comercializado com a certificação. O leite é considerado um dos itens mais difíceis para a produção orgânica. Com a inclusão do produto, a cooperativa passará a ter toda a sua produção dentro do sistema da agropecuária orgânica.

Segundo a vice-presidente da Copavi, Solange Parcianellu Pellenv, o carro-chefe da cooperativa é a cana-de-açúcar com a qual são produzidos o melado e a cachaça, ambos já com a certificação de produto orgânico. A plantação de verduras também leva o selo e a expectativa agora é pelo leite. "Temos minilaticínios, embalamos o leite a mão e entregamos em três municípios, no entanto, ainda como produto convencional. Estamos há quatro anos na luta, fechando o ciclo de um ano sem adubação, sem antibiótico, com todos os cuidados, para ter esse selo", explica Solange.

Além da meta de transformar toda a propriedade em produção agroecológica, Solange conta que a mudança também reflete na renda. O que eles ganham hoje, com a venda do leite produzido por 200 cabeças de gado, seria substituído pela produção de apenas 40 animais, em uma produção totalmente orgânica, como contabiliza.