Enquanto o laticínio não fica pronto, Lívia Trevisan vende seus produtos em feira em Londrina: doces de leite e queijos especiais
Enquanto o laticínio não fica pronto, Lívia Trevisan vende seus produtos em feira em Londrina: doces de leite e queijos especiais | Foto: Fábio Alcover



Enquanto o laticínio não fica pronto, o casal Lívia Trevisan e Samuel Cambefort vende uma variedade de queijos frescos, de massa cozida, doces de leite e um licor de jabuticaba, em feiras de independentes em Londrina. Os dois se aliaram a coletivos como o Bazar Burburinho e o Bazar Ciranda, além da Rede Ecovida, que reúne produtores orgânicos para cursos, eventos e troca de informações.

Lívia diz que todos os produtos são feitos de leite integral, sem aditivos químicos, sem uso de antibiótico e somente com homeopatia para prevenção nas vacas. "Fazemos requeijão de corte, que é uma receita da minha bisavó, coalhada seca com zatar, creme de ricota temperado, queijo cottage, queijo boursin, que é uma receita de queijo de cabra francês que fiz com o de vaca, e que tem três tipos de temperos", conta.

Entre os doces de leite, há o tradicional, o com flor de sal, o com fava de baunilha de Madagascar e o com fava de cumaru. As sobremesas, ovos caipiras e um queijo frescal também são entregues, sob encomendas, para o projeto Cestas às Quartas-feiras, do casal Gustavo Reis e Daiane Vetter, que Lívia conheceu pela Rede Ecovida. Por fim, ela vende ovos caipiras para intermediários.

"Queremos fazer queijos de leite de cabra e de ovelha, além de queijos com mais maturação, mais fortes, que precisam de câmara fria para equilíbrio entre temperatura e umidade", diz Lívia.

Cambefort lembra que os leites de cabra e de ovelha não têm lactose, o que representa um grande mercado no Brasil. "Venho da França e, é incrível, nunca vi isso de tanta gente com intolerância ao leite de vaca", diz. "É um grande mercado e, se você tem intolerância a lactose, não pode deixar de comer coisa boa, um bom queijo, um bom vinho, e nós vamos ajudar você", brinca. (F.G.)