Imagem ilustrativa da imagem Direto do Campo
| Foto: Gustavo Carneiro/15-06-2016



Agricultura familiar
Os preços de referência para os produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) estão em vigor desde esta sexta-feira (10) até o dia 9 de março próximo. Foram atualizados, com base nos preços médios de janeiro, mais de 40 produtos em todos os estados produtores. Os novos valores estão na Portaria nº 129, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 8. Toda vez que o valor de mercado de algum desses produtos ficar abaixo do preço de referência, o agricultor tem direito a um bônus para desconto em parcelas do Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na relação, estão alimentos como frutas, sementes, tubérculos e tipos diferentes como açaí, café, feijão, mate, tangerina e castanhas, juta/malva, pó de carnaúba, mamona, borracha natural e cana-de-açúcar.

Novas tecnologias
O ministro da Agricultura Blairo Maggi e o presidente da Embrapa Maurício Lopes lançaram nesta semana em evento no Paraná a cultivar de soja BRS 413 RR, o feijão carioca BRS FC402 e o aplicativo Doutor Milho. A cultivar de feijão carioca BRS FC402, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão, possui como destaque a resistência à antracnose e à murcha de fusário, dois entre os principais fungos que atacam a cultura. A cultivar vem se somar a outras medidas de controle, tais como o uso de sementes de boa qualidade e a rotação de culturas, para o combate de ambas as doenças.

Doutor Milho
O aplicativo Doutor Milho, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, é uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar no acompanhamento do ciclo da planta de milho, em cada um dos seus estádios fenológicos, visando um manejo eficiente e sustentável das lavouras. O "Doutor Milho" é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e chamar a atenção para práticas agronômicas importantes, que podem conferir maior produtividade e renda.
O funcionamento do aplicativo é bastante simples. Para conhecer as práticas mais importantes a serem adotadas, o usuário deve identificar corretamente o estádio fenológico em que sua lavoura se encontra. A partir daí, são descritas as recomendações para cada fase de desenvolvimento da planta, orientando o processo de tomada de decisão.

BRS 413RR
A BRS 413RR foi desenvolvida na parceria entre a Embrapa e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. O lançamento reúne as principais caraterísticas que o produtor almeja: alto potencial produtivo, com boa sanidade e precocidade. Essa cultivar combina bons rendimentos com sanidade diferenciada, sendo resistente às principais doenças da soja como cancro da haste, mancha olho de rã, oídio, podridão parda da haste. Outro diferencial da BRS 413RR é a precocidade. A nova cultivar pertence ao grupo de maturidade relativa 6.2, variando de 101 a 139 dias de ciclo total, dependendo da região e época de semeadura.

Mandioca
O presidente da Associação dos Produtores de Mandioca do Paraná (Aproman), Francisco Androvicis Abrunhoza, afirma que houve grande quantidade de interessados em receber o informativo sobre o mercado da raiz, o que fez com que fosse necessário acrescentar um novo contato de WhatsApp para recebimento de notícias. Quem quiser fazer parte do grupo, basta enviar mensagem para (41) 9 8433-1230 e cadastrar o número na agenda do próprio aparelho, para evitar bloqueio de boletins. Abrunhoza falou sobre o assunto em entrevista à Folha Rural, edição de 4 de fevereiro.