O ano era 1986 quando José de Carvalho resolveu abrir uma bicicletaria, depois de muitos anos trabalhando em uma grande loja em Londrina. No negócio familiar trabalhavam ele, a esposa e o filho mais velho, além de um funcionário. Hoje, a Recreio Bicicletas – ou Bicicletaria Recreio como é conhecida, continua nas mãos da família e é administrada pelos irmãos Ricardo e Fábio Carvalho, que assumiram a frente do negócio após a morte do pai. O aumento de pessoas interessadas na bicicleta como meio de transporte, esporte ou lazer fez com que a empresa crescesse e passasse a atender também via internet, comercializando peças e acessórios.



"Nossa vida é toda no ciclismo, nós participamos desde criança de diversas competições e também trabalhamos aqui. Nesses anos todos muita coisa mudou: a quantidade de ciclistas, a tecnologia, a busca por rendimento", conta Fábio. Ele explica que na loja são feitos de pequenos reparos a grandes reformas e restaurações e o site funciona como um catálogo digital, com a venda sendo concretizada pelo e-mail.

Leia mais:
Bastante inclusivo, ciclismo promove amizades e impulsiona relacionamentos

Ricardo diz que hoje o consumidor chega mais bem informado sobre o que deseja comprar, porque já pesquisou na internet antes. "Nossa intenção é continuar como bicicletaria, não sermos uma bike shop. Hoje atendemos um nicho específico de ciclistas: BMX, passeio e mountain bike, que é do que nós mais entendemos. Percebo que cada um usa a bicicleta de uma forma, pode ser uma filosofia de vida, uma válvula de escape, um meio de transporte."

Imagem ilustrativa da imagem Uma vida no ciclismo
| Foto: Saulo Ohara



Sendo uma das lojas mais antigas de Londrina, os irmãos contam que já atenderam mais de uma geração da mesma família, inclusive restaurando bicicletas que eles mesmo já haviam reparado anteriormente, para que essa pudesse ser passada de pai para filho. "Mas não paramos no tempo, fazemos treinamentos mecânicos periodicamente para treinar os funcionários e temos orgulho de várias pessoas que trabalharam conosco hoje estarem em outras empresas ou serem donas de suas bicicletarias", conta Ricardo.