Imagem ilustrativa da imagem Tempo de renovação


A virada do ano é a data universal de fazer planos, traçar metas e repensar o passado para garantir a renovação dos ciclos. Não à toa, muita gente aproveita o 31 de dezembro para cumprir alguns rituais cujo objetivo é atrair boas vibrações e provocar mudanças positivas. Mas essas práticas funcionam?
Luciano Salamacha, especialista em neurociência e professor da FGV Management, explica que o ser humano incorpora atitudes pelo condicionamento. Justamente pela ritualização, atividades no comportamento passam a ser realizadas de maneira inconsciente. "Alguns exemplos são o ato de levantar pela manhã e escovar os dentes sem pensar ou situações mais complexas como dirigir", afirma, lembrando que os rituais, neste contexto, são importantes porque auxiliam a estabelecer um marco temporal de mudança e levam a pessoa a entender e agir de forma inconsciente baseado na premissa que está em uma nova fase de vida.
No início do ano, o professor aconselha realizar dois rituais bastante práticos. O primeiro é identificar em si próprio os pontos fortes e pontos fracos, observando o desempenho durante o ano que está terminando para perceber onde atuou com qualidade e quais atividades em que atuou de maneira insuficiente ou mesmo não conseguiu realizar.
Na sequência, a dica é identificar um estado futuro que deseja atingir. "A ideia é visualizar como desejamos concluir o próximo ano", explica. A partir da contraposição do estado atual e do desejo de posição futura é possível identificar pontos a evoluir e estabelecer metas.
Outra dica do consultor é incluir na rotina para o ano que vem dia e hora para revisão do caminho percorrido. "São os chamados momentos de acompanhamento ou de verificação", relata. Esses momentos são úteis para modificar ações e garantir o cumprimento dos objetivos traçados.
Tanto metas pessoais quanto profissionais devem ser estabelecidas com base em variáveis controláveis, ou seja, que dependam exclusivamente da própria pessoa. "Um exemplo de meta equivocada é determinar que a empresa onde trabalha vai patrocinar um MBA, sendo que essa meta depende da vontade da empresa e não somente do profissional", aponta.
Independentemente dos objetivos, Salamacha chama a atenção para o fato de que os objetivos nem sempre são atingidos em apenas um dia, mês ou ano. "Somente com esforço ao longo de um período se alcança uma meta", reforça. Na hora de fazer o planejamento, portanto, a dica do especialista é não ser otimista demais, acreditando que tudo acontecerá em poucos dias ou horas. "Um bom planejamento é aquele que respeita o tempo necessário para que algo seja construído. Dividir a meta em pequenas partes ajuda a pessoa a perceber que pode atingir o todo se conquistar cada um dos pedaços que o compõe", diz.
Independentemente do planejamento, o professor recomenda a todos que tenham "fluidez no que fazem". "Rebuscamento, o excesso de capricho e perfeccionismo são inimigos da realização de planejamento", alerta. "É necessário focar no resultado das ações e não nas ações em si", completa.

Foco em 2017

- Explore seus talentos.
- Livre-se do julgamento sobre os erros que cometeu e gerencie a autocrítica.
- Desafie os próprios limites.
- Trace metas e planeje o autodesenvolvimento.
- Elimine o desperdício de tempo.
- Crie o hábito de agradecer e comemorar cada conquista.
- Planeje três coisas e tenha certeza que vai cumprir.

Fonte: Luciano Salamacha