Ana Paula Pavanini Navas: "O que torna uma viagem inesquecível é a imagem que ela deixa para sempre impressa em sua retina"
Ana Paula Pavanini Navas: "O que torna uma viagem inesquecível é a imagem que ela deixa para sempre impressa em sua retina"



Na hora de escolher um destino de viagem, cada pessoa tem seu critério. Para a analista judiciário Ana Paula Pavanini Navas, sua viagem inesquecível foi a realização de um sonho de criança. "Tinha um programa na Discovery Chanel que se chamava Ushuaia, e a chamada mostrava um lugar lindo, subindo pelas montanhas, à beira d’água. Eu dizia que, se um dia tivesse oportunidade, iria para lá. Achava o nome forte, Ushuaia, Tierra Del Fuego, ou Fim do Mundo. Foi com certeza um sonho realizado", conta.

Ela viajou em 2013 na companhia de uma amiga e ficou quatro dias em El Calafate e outros quatro dias em Ushuaia. "Eu fazia questão de ter a imagem que via na televisão, mas sabia que só seria possível tomando um avião ou helicóptero. Reservamos dinheiro para fazer o passeio aéreo e, ao decolar, pude ver diante de meus olhos a mesma imagem que via daquela cidade se erguendo ali no início da Cordilheira dos Andes. Era uma imagem que não cabia na câmera de mais alta resolução, que nenhuma lente poderia ter a amplidão dos olhos para registrar. Após algum tempo, pousamos num pico nevado. Me senti como se estivesse fugindo para algum lugar ou indo resgatar alguém preso nas neves! Pisar na neve da cordilheira foi como pisar em nuvens."
Ana Paula diz que visitaram reservas em que vivem leões marinhos, focas e pinguins. Uma das surpresas foi encontrar os castores, que ela acreditava serem pequenos como esquilos, mas que tinham mais de um metro.
"Tenho o hábito de viajar uma ou duas vezes ao ano, e dou preferência a destinos que me possam proporcionar mais experiências sensoriais que materiais. Ushuaia é um destes lugares. O que torna uma viagem inesquecível é a imagem que ela deixa para sempre impressa em sua retina, o sabor que sente em sua boca daquele negócio estranho que você comeu, o som que ressoa em seu ouvido do grupo de música local, o cheiro da comida que você com certeza não vai comer em nenhum outro lugar, e a sensação da temperatura e altitude no seu corpo. Nenhuma foto ou filmagem substitui o prazer que se sente ao se lembrar da sensação proporcionada pela experiência de estar e viver em um determinado lugar, quando se ama viajar", finaliza. (E.G)