Imagem ilustrativa da imagem Saber comprar e armazenar os alimentos garante economia e mais saúde
| Foto: Anderson Coelho
Adriana Figueiredo, instrutora do Senac: na geladeira, a posição de armazenamento deve obedecer regras específicas e a temperatura adequada deve ser 5ºC. Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada



Manter uma dieta saudável depende bastante do nível de organização de cada um. Para quem faz questão de se alimentar em casa, poder preparar as refeições rapidamente faz toda a diferença no dia a dia, garantindo que o prato seja equilibrado e natural. Quem nunca chegou cansado e acabou se rendendo aos pratos industrializados?

Manter a geladeira organizada e os alimentos devidamente armazenados facilita bastante o processo. Saber o que será consumido durante a semana e o que pode ser preparado previamente traz economia e mais saúde.

Adriana Figueiredo, consultora e auditora do PAS (Programa Alimentos Seguros) e instrutora do Senac, explica que os cuidados com os alimentos começam no momento da compra. Além de escolher produtos frescos e com prazo de validade longo, saber o que pegar por último na hora da compra faz diferença.

"Quando for ao supermercado pegue os alimentos secos em primeiro lugar e por último os alimentos congelados (que estão em temperatura igual ou abaixo de zero, ou como dizemos, duro como pedra); refrigerados (mantidos entre 0ºC e 5ºC) e resfriados (mantidos entre 6ºC e 10ºC). Se possível, guarde uma caixa térmica dentro do carro para manutenção da baixa temperatura, se não puder deixe para comprar quando for para casa direto. Ao chegar em casa procure guardar imediatamente na geladeira os alimentos perecíveis como: cárneos, lácteos e ovos; depois guarde alimentos secos como farinhas, óleos, arroz, etc e por último, os produtos de limpeza", ensina.

Para evitar desperdício ou que os alimentos estejam passados ao serem consumidos, ela recomenda que se observe a quantidade a ser comprada, adequando-a às necessidades familiares. Mesmo que as embalagens maiores sejam mais baratas, não faz sentido comprar uma peça fechada de queijo se a pessoa mora sozinha, a menos que disponha de espaço no freezer para congelamento.

"Produtos secos devem ser armazenados nos armários sempre na ordem PVPS – o primeiro que vence é o primeiro que sai, portanto uma boa revisão no estoque pode trazer mudanças no cardápio ou até mesmo um incremento da receita", diz Figueiredo.

Na geladeira, a posição de armazenamento deve obedecer regras específicas (leia mais nesta página). Antes, contudo, é fundamental garantir que o eletrodoméstico esteja em temperatura adequada: 5ºC. Se a sua geladeira não tem indicação de temperatura, a especialista indica comprar um termômetro para fazer o controle.