O empresário Felipe Furquim de Oliveira de férias no Cairo, Egito: hábito de criar o próprio roteiro rende boas surpresas
O empresário Felipe Furquim de Oliveira de férias no Cairo, Egito: hábito de criar o próprio roteiro rende boas surpresas



O empresário Felipe Furquim de Oliveira é adepto de montar suas próprias viagens. Ele conta que já viajou com agências, mas hoje prefere criar seu próprio roteiro, ficando hospedado em hostels ou imóveis pelo Airbnb. Recentemente ele voltou do Oriente Médio, onde percorreu diversos países e precisou de 30 dias para finalizar todo o roteiro, das passagens aéreas à hospedagem, que neste caso foi em hostels, por ser mais em conta.

"O legal desse modo de viajar é que te proporciona conhecer pessoas do mundo inteiro, que também viajam dessa maneira, gerando um contraste social muito legal. No final você sai com amigos espalhados no mundo inteiro", afirma.

No Carnaval ele foi para o Rio de Janeiro e ficou hospedado na praia de Copacabana, pelo sistema do Airbnb. Ele conta que o valor foi até 30% mais barato do que se tivesse ficado em quarto coletivo em hostel. "Alguns amigos tinham usado o Airbnb e me recomendaram. Há dois anos eu fui para o Chile e me hospedei da mesma maneira. Acredito que qualquer que seja o roteiro é importante pesquisar todos os detalhes, porque dependendo do lugar uma ou outra forma de hospedagem é mais barata, não há uma regra", explica o empresário.

Oliveira diz que o importante é pesquisar bastante, buscar lugares bem localizados para que possa economizar com o transporte e se atentar para as regras locais, principalmente se for para o exterior. "Tem a questão dos vistos, das vestimentas. Nessa viagem mesmo tinha locais em que as tatuagens não podem ficar à mostra e mulheres não podem usar decotes nem deixar as pernas descobertas. Tomando esses cuidados é possível economizar bastante e viajar com segurança. No início a gente fica com frio na barriga por providenciar tudo, mas depois vai se acostumando." (E.G)