Todo mundo conhece a sensação de aumentar o esforço físico no verão e logo sentir a face esquentar e o suor escorrer. Isso acontece por causa das contrações musculares, que aquecem o corpo e geram calor. A explicação é do endocrinologista e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Guilherme Marquezine. Ele esclarece que por esse motivo, também, homens costumam sentir mais calor que as mulheres e, ao contrário delas, toleram mais o frio. "Eles têm mais massa muscular e conseguem manter o corpo em temperatura mais agradável", reforça.
Outro fator que influencia o modo como as pessoas percebem a temperatura é o "tamanho do tecido adiposo". "Como a gordura é um isolante térmico, preserva o calor interno", explica. Por isso, é comum que as pessoas mais magras sintam mais frio. "Perder peso ajuda a diminuir o calor", diz.
Os hormônios também explicam as variações. Os "fogachos", como são chamadas as ondas de calor comuns na menopausa, são causados pela falta do estrógeno. O excesso de hormônio tireoidiano também causa intolerância ao calor, assim como a falta do mesmo predispõe o frio.
O médico lembra que, quando não há problemas de saúde associados, buscar maneiras naturais de se refrescar é a atitude mais indicada. "A temperatura corporal é um sinal vital importante, por isso devemos observá-la", diz, lembrando que o suor é o mecanismo usado pelo corpo para equilibrar a temperatura. Por isso, conhecer os gatilhos individuais que causam calor, como bebidas aquecidas e atividades físicas nos horários mais quentes são outras dicas. "As causas variam de acordo com a pessoa, por isso é preciso se conhecer." (C.A.)