A funcionária pública Fernanda Torres e a aposentada Sônia Carvalho com seus basset hounds
A funcionária pública Fernanda Torres e a aposentada Sônia Carvalho com seus basset hounds | Foto: Gina Mardones



A funcionária pública Fernanda Torres é amante dos animais e tutora de alguns cães. Por isso não foram poucas as amizades que ela já fez graças aos pets. Uma delas, entretanto, começou de forma bastante peculiar.

"Passei na frente de uma casa e vi um basset hound, que é a mesma raça dos meus. Parei para agradar o animal e apertei a campainha para não acharem que eu queria roubar o cão. Percebi que ele era parecido com um outro cão que eu conheço, e conversando descobri que esse cachorro é tio de um dos meus cachorros, o Poninho", diz rindo.

A aposentada Sônia Carvalho, tutora do cão "alvo" dos afagos, conta que já estava acostumada com pessoas parando para mexer com ele ou para tirar fotos, por isso não se importou quando viu Fernanda parada do lado de fora da casa com o cachorro. "Eu nem pensei que ela pudesse querer roubar o Porthos. No fim ela acabou fazendo amizade com a minha filha, que também conheceu várias outras pessoas por causa do cão", afirma.

Filha de Sônia, a psicóloga Andrea de Carvalho atualmente mora no interior de São Paulo e mantém contato com Fernanda através das redes sociais. Ela conta que a amizade já tem cerca de 10 anos e nesse tempo descobriram que têm vários amigos em comum. "Por causa do Porthos acabei conhecendo vários outros tutores de basset hound, inclusive de outros estados, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Temos interesses em comum, então acredito que os animais realmente aproximam as pessoas, que se identificam e se tornam amigas."

Ela aponta que também devido ao novo status que os animais ganharam como membros da família, essa aproximação entre humanos seja favorecida. "O cachorro faz parte da família, isso é mais comum do que se pensa. Tem encontros de cachorros, grupos nas redes sociais que marcam esses encontros e as pessoas se encontram e se tornam amigas. Não acho que isso seja humanizar o cachorro mas estabelecer uma relação diferente. Eu mesma estabeleci um vínculo com os tutores dos animais que eram os pais do meu cachorro, recebi diversos cartões de Natal, eu também mandava para eles, são relações que vão se formando", atesta.

Na opinião de Fernanda, quem gosta de animais tende a se identificar com pessoas que também gostam. "É muito curioso porque já viajei com o meu marido só para visitar amigos que até então só conhecíamos pelas redes sociais, justamente por também serem tutores de basset hound." (E.G)