Separar o lixo orgânico do reciclável é uma atitude que tem impacto que ultrapassa a atenção na escolha de lixeiras coloridas para descarte correto de resíduos. O ato de reciclar é benéfico tanto para o meio ambiente - ao economizar recursos naturais - quanto para a economia - uma vez em que é fonte de renda para muitas famílias.

A cultura da separação de lixo, no entanto, poderia ser mais presente no dia a dia das empresas, residências e condomínios, mas ainda falha, por vezes por falta de tempo, de método ou até mesmo de incentivo. É nesse objetivo, de estimular a reciclagem, a partir de método, incentivo e economia de tempo que surgiu a ideia do aplicativo "Recicla Aí". Disponível tanto nas lojas de aplicativos do Google Play, quanto na App Store da Apple, o app tem como objetivo estimular as pessoas na reciclagem e melhorar essa experiência para todos os lados da cadeia do lixo.

O paranaense Daniel Attilo Zanchin dos Santos, de 24 anos, é natural de Marilândia do Sul, no Norte do Paraná, há 85 quilômetros de Londrina e foi na época de isolamento da pandemia da Covid-19 que ele teve os primeiros vislumbres do aplicativo que seria começo de startup Biente Soluções Tecnológicas e Inovação. “A ideia surgiu em 2021, quando eu peguei Coronavírus e fiquei aquele tempo de isolamento em casa. Como eu já tinha vontade de ter uma empresa, gosto de tecnologia, gosto da questão ambiental, resolvi juntar tudo e criar este aplicativo. Também naquela época de pandemia, (havia) as questões dos trabalhadores autônomos que estavam com dificuldade e também, eu queria ajudar na parte dos coletores de resíduos, que também estava difícil naquela época, até hoje é difícil né, naquela época era mais”, conta.

A plataforma funciona da seguinte maneira: após realizar seu cadastro e colocar seus resíduos para serem recolhidos, o usuário deve solicitar a coleta dos mesmos. Um dos coletores parceiros do aplicativo irá até o local recolhê-los e lançará na plataforma os pontos para o usuário, que pode trocá-los por benefícios nos estabelecimentos que possuem parceria com o Recicla Aí.

Santos ressalta que mesmo com toda a ideia em mente ter o aplicativo pronto para uso e disponível para download teve muitas variáveis. “Uma das principais dificuldades é aprender, aprender programação, aprender como funciona banco de dados, como funciona o aplicativo em si e também pensar como seria o processo, porque naquela época era só uma ideia. Eu tive que pensar no processo, daí tinha aquela dúvida ‘será que funciona, será que não funciona’, essa também é uma dificuldade, testar o aplicativo”.

O jovem paranaense Daniel Attilo Zanchin dos Santos, idealizador do aplicativo 'Recicla Aí'
O jovem paranaense Daniel Attilo Zanchin dos Santos, idealizador do aplicativo 'Recicla Aí' | Foto: Arquivo pessoal

E como funciona?

O questionamento do idealizador da plataforma está sendo respondido na prática: o aplicativo foi lançado oficialmente em 2023 e em seus primeiros meses de atividade, seu desempenho tem se mostrado favorável para quem utiliza de seus serviços. Ainda assim, para uma experiência melhor, é necessária a colaboração de todas as partes; “o aplicativo funciona se tiverem usuários, se tiverem coletores e se tiverem empresas trocadoras de ponto (...) precisa do coletor e do gerador. Por exemplo, se cadastrou um coletor em Londrina, as pessoas de Londrina vão poder solicitar coleta”, explica Santos.

Qualquer pessoa com acesso à internet pode se cadastrar no "Recicla Aí" e começar a ganhar pontos enquanto recicla; outra possibilidade que a plataforma propicia é a pluralidade de resíduos que podem ser destinados à reciclagem. “Os materiais são diversos, pode ser qualquer material. Tendo um coletor, ele pode lançar qualquer material (eletrônicos, móveis, óleo, galhos, os recicláveis, …) e também, a empresa que vai liberar os pontos, ela pode dizer quanto vale o ponto”, esclarece o fundador do aplicativo, explicando que tanto a forma de pontuação quanto os benefícios promovidos podem ser diversos.

Dentre as empresas parceiras da plataforma, qualquer instituição pode se juntar ao aplicativo, desde prefeituras de cidades até empresas privadas. Para os comércios, a plataforma é uma forma de trazer mais clientes ao estabelecimento, além de participar desta prática tão importante e ajudar inclusive ao meio ambiente.

O app também tem como objetivo organizar o processo de coleta dos resíduos, indicando para os usuários quem são os coletores da região que também estão cadastrados na plataforma e com quais categorias de lixo aquele coletor escolhe trabalhar. Outro fator importante é que o aplicativo funciona com o intuito de melhorar a logística do recolhimento destes resíduos, ao mostrar a rota dos coletores, prezar por um agendamento prévio e ter como objetivo, de certa forma, beneficiar todas as partes envolvidas no processo da reciclagem.

O aplicativo Recicla Aí está disponível para ser baixado tanto para celulares Android, quanto IOS
O aplicativo Recicla Aí está disponível para ser baixado tanto para celulares Android, quanto IOS | Foto: Recicla Aí

*supervisão de Patrícia Maria Alves/ editora.