Supersticioso que é, o brasileiro não dispensa algumas simpatias de Ano Novo, muitas delas relacionadas aos alimentos. Embora não seja possível comprovar a origem de muitas delas, é fato que muita gente aproveita a virada do ano para tentar garantir mais dinheiro no bolso e fartura à mesa. Independentemente se você acredita ou não, nunca é demais tentar!

Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS - Comida na mesa, dinheiro na carteira
| Foto: Fotos: Shutterstock


Uvas

A uva garantiria sorte, prosperidade e fartura de alimentos. Recomenda-se comer doze uvas, uma para cada mês do novo ano. Há quem diga que se a uva estiver doce, o respectivo mês será bom. Outros recomendam que a cada uma, se faça um pedido. Por fim, guardar as sementes na carteira ou na bolsa ajudaria a garantir dinheiro no próximo ano.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras

Por serem resistentes e poderem ser armazenados por longos períodos, esses alimentos são associados à fartura.

Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS - Comida na mesa, dinheiro na carteira


Lentilha

Por parecer com uma moeda, alguns dizem que a lentilha traz sorte e dinheiro. Outros, que traria fartura à mesa, por dobrar de tamanho ao ser cozida. A recomendação é que uma colher de sopa seria suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura.

Arroz

Principalmente para libaneses e japoneses, o arroz não pode faltar no Ano Novo. Símbolo de fartura, acredita-se ainda que traga sorte e riqueza. Para os japoneses, consumir o arroz em forma de bolinho, chamado moti, traria felicidade para o resto do ano.

Romã

Outra fruta com fama de trazer dinheiro no novo ano é a romã. Assim como a uva, a dica é guardar as sementes na carteira. A variação é quanto ao número delas, que varia entre três e sete.

Folhas de louro

Na Grécia antiga coroas de louro eram usadas para premiar atletas vitoriosos.
Embora possa ser usada no preparo de alguns pratos, a tradição recomenda que as folhas de louro sejam trocadas entre as pessoas à meia-noite e guardadas na carteira, para garantir dinheiro.