A personal trainer Tatyane Piornedo orienta a microempresário Reinaldo Leite no treinamento funcional: 14 quilos a menos em 60 dias
A personal trainer Tatyane Piornedo orienta a microempresário Reinaldo Leite no treinamento funcional: 14 quilos a menos em 60 dias | Foto: Fotos: Gustavo Carneiro



Quantos motivos você precisa para ter coragem de malhar nos dias mais frios, com a chegada do outono? Relacionamos apenas uma razão para os que sonham exibir um corpão no próximo verão ou ter apenas uma vida mais saudável: a hora de começar a praticar uma atividade física é agora, se quiser atingir os seus objetivos. O resto é mito ou propaganda enganosa.

A derrubada dessa mentirinha que na maioria das vezes pregamos em nós mesmos ao acreditarmos que em três tempos conquistaremos o corpo escultural do verão, levanta a grande verdade: manter-se em forma é para a vida toda e não apenas o projeto de uma estação do ano.

"O corpo do verão se constrói no inverno", assegura a personal trainer Tatyane Piornedo, da Academia Fit Trainer. Apesar dos dias frios serem uma boa desculpa para comermos mais e, consequentemente termos razões para brigarmos com a balança, a personal garante que eles também podem ser nossos aliados.

Ao propor isso, Tatyane ajuda a derrubar outro mito que diz que no inverno engordamos mais. "Nos dias mais frios, o nosso corpo queima mais energia para manter o calor do nosso corpo. Por isso que, no inverno, se mantivermos uma dieta equilibrada, teremos chance de emagrecer mais rápido", garante Tatyane, acrescentando que 80% dos resultados podem ser obtidos com a educação alimentar.

É verdade que muitas vezes precisamos fazer alguns ajustes no treino ou até mudarmos de atividade para obtermos melhores resultados. Uma sugestão seria o treinamento funcional.

Tatyane ressalta que ainda se investe muito na musculação, mas a junção de exercícios do treinamento funcional é uma opção importante para a queima rápida de calorias por causa do grande gasto energético. Em uma aula é possível perder até 800 calorias.

"Todas as pessoas podem fazer o funcional, inclusive quem tem algum tipo de lesão. O importante é que o personal faça adaptações para cada aluno. Também não existe idade para a atividade", assegura.

No outono ou em qualquer estação do ano é preciso colocar de escanteio outro mito que afasta muitas pessoas dos exercícios, que é o de não gostar de atividade física.

A personal sugere que as pessoas procurem alguma atividade com a qual se identifiquem. Se isso não for possível, que deem uma chance para manterem-se em movimento.

"Vários alunos dizem que não gostam de determinado exercício no treinamento funcional, por exemplo, mas, na terceira aula, conseguem se superar. O importante é não ficar parado na vida", garante Tatyane, acrescentando que vale a pena experimentar qualquer outra modalidade física, como natação, esportes de grupo ou corridas. O que importa é se movimentar.



'É uma conquista'

Outra pessoa, depois de vários quilos a menos. É o que sente Reinaldo Leite, de 48 anos. A história dele é como a de muitos que tentam de tudo para emagrecer, mas não conseguem. O microempresário somente atingiu o objetivo ao mudar de atividade física.

"Sempre fiz atividade física, mas sem resultados por muito tempo. Fazia por conta própria caminhadas, corridas, mas não davam em nada porque não tinham orientação e não eram práticas cotidianas. Fiz academia também, mas o máximo que consegui foi condicionamento físico", conta o microempresário que, com a simples mudança de atividade, conseguiu reduzir 14 quilos em 60 dias. Reinaldo pesava 112 quilos e baixou para 73 quilos.

No caso dele, a opção foi pelo treinamento funcional, mas a satisfação e os resultados com um treino podem acontecer com diferentes atividades.

"A minha energia é maior, tenho mais disposição e autoestima. A gente se vê diferente. Também acabaram o estresse e a ansiedade. Quando conseguimos mais qualidade de vida, através da atividade física, é uma conquista", afirma Reinaldo.

A personal trainer Tatyane Piornedo destaca que, em média, as academias têm uma redução de alunos em torno de 30% a 50% com a chegada dos dias mais frios. Ela diz, porém, que resultados como os do microempresário Reinaldo são exemplos do que pode ser conquistado também nesta época do ano.

"Vale lembrar também que as expectativas de homens e mulheres em relação aos resultados da atividade física precisam ser diferentes. Eles alcançam os objetivos mais rápido que elas. Portanto, independentemente de ser homem ou mulher, o quanto antes se preparar para o verão, melhor", conclui a personal.

DICAS

Se você já se convenceu sobre a importância de exercícios físicos também nos dias frios, aí vão três passos importantes para malhar

1 - Procurar um profissional ou academia preparados para atender às suas necessidades e objetivos.

2 - Observar se a academia tem equipamentos adequados, bem regulados e número suficiente de monitores para orientar e acompanhar os exercícios.

3 - Dar oportunidade para o corpo conhecer diferentes tipos de atividade física que melhor se adapte.