"As pessoas querem que os cães tenham atividades durante o dia, principalmente porque trabalham e não têm tanto tempo para seu pet", diz Lígia Spagnuolo,  proprietária de um "day care"
"As pessoas querem que os cães tenham atividades durante o dia, principalmente porque trabalham e não têm tanto tempo para seu pet", diz Lígia Spagnuolo, proprietária de um "day care" | Foto: Gustavo Carneiro



Toda semana o border colie Buddy, de 1 ano, passa um dia inteiro com seus amigos caninos no day care – ou creche. Sua tutora, a empresária Viviane van der Vinne conta que o cão tem muita energia e levá-lo para brincar foi a solução encontrada para ter um animal mais feliz e saudável.
"Mesmo morando em casa e levando-o para passear todos os dias, não consigo caminhar com o Buddy o tanto que ele precisa. Além disso, nos passeios ele sai com a guia. Já no day care ele corre solto pelo gramado, se sociabiliza com outros cães, parece criança. Chega em casa exausto", explica.
Viviane também é tutora de um labrador de 9 anos, Mac, que não vai todas as semanas ao day care por ser mais tranquilo. "Mas ele também ama ir para lá. Brinca um pouco e depois deita e fica observando os outros brincarem. Para mim foi ótimo descobrir esse tipo de serviço, porque veio de encontro ao que eu precisava."
Lígia Spagnuolo, proprietária do Aldeia Pet Hotel e Resort diz que a procura pelo day care tem surpreendido. "Imaginava que nossos clientes seriam os moradores de apartamento, mas mesmo quem mora em casa nos procura. As pessoas querem que os cães tenham atividades durante o dia, principalmente porque todos trabalham e não têm tanto tempo para seu pet. Aqui os cães brincam, correm atrás da bolinha, do frisbee. Agora estamos montando novos brinquedos, para diverti-los ainda mais", afirma.
De acordo com ela, os tutores de animais mais "sossegados" também buscam o serviço, para que os cães se sociabilizem, tenham incentivo para se exercitar e, eventualmente, até percam peso, quando necessário.

Um canal de TV com conteúdo para cães e gatos foi criado com objetivo de atender animais que ficam sozinhos em casa
Um canal de TV com conteúdo para cães e gatos foi criado com objetivo de atender animais que ficam sozinhos em casa | Foto: Shutterstock



Sozinhos em casa
Foi justamente pensando nos animais que ficam sozinhos durante todo o dia que o engenheiro Daniel Rosenfeld criou, juntamente com uma sócia, um canal de streaming com programação específica a eles, a easeTV.
"Os pets que ficam sozinhos durante mais de seis horas podem desenvolver problemas por causa da ‘separação temporária’. Eles passam a roer móveis, deixam de se alimentar ou ainda latem excessivamente. Vimos que alguns tutores deixam o rádio ou a televisão ligados mas nem sempre a programação é adequada. Podem surgir sons de tiros, brigas e assustar o animal", explica.



Com a supervisão de veterinários e especialistas em comportamento animal, foram criadas seis tipos de conteúdo que se alternam durante o dia: Pet Relax (para acalmar o pet), Pet Activity (para estimular atividades físicas), Pet Food (estímulo de alimentação), Pet Nature (contato com a natureza), Pet with Pet (contato com outros pets) e My Pet (tutores enviam imagens de seus animais).
"Estamos há dois meses em operação e ainda há quem estranhe o conceito, que já existe no exterior. Mas acreditamos que a partir do momento que conhecem, as pessoas entendem o que oferecemos. Até por isso damos um período de 30 dias para teste, gratuitamente. Além disso, há um plano com serviços agregados, como um veterinário disponível 24 horas para