Com estilo parecido e manequim idem, as empresárias Luciney Souza, de 57 anos, e Samantha Souza, de 26, se divertem trocando peças do guarda-roupa e fazendo compras uma para a outra
Com estilo parecido e manequim idem, as empresárias Luciney Souza, de 57 anos, e Samantha Souza, de 26, se divertem trocando peças do guarda-roupa e fazendo compras uma para a outra | Foto: Fábio Alcover



Desde pequenas as meninas têm adoração pelos pertences e objetos de beleza de suas mães. Quem nunca quis usar colares e brincos, brincar com batons e esmaltes e saiu arrastando os pezinhos em um maravilhoso sapato de salto alto? A idade vai passando e os objetos de brincadeira aos poucos vão sendo inseridos no dia a dia da mocinha. Muitos dos cuidados que ela aprende a ter consigo são em função do que ela viu sua mãe fazer. E quando a idade adulta chega, muitas continuam a compartilhar peças e maquiagens, trocar ideias sobre estilo e a fazer compras juntas.

Com as empresárias Luciney de Oliveira Souza, de 57 anos, e Samantha Souza, de 26, é assim. Com estilo muito parecido e manequim idem, elas se divertem trocando peças do guarda-roupa e fazendo compras uma para a outra. A filha aos poucos também foi lapidando o jeito de se vestir da mãe. "Eu gosto de roupas clássicas, justas mas não agarradas ao corpo, sempre com bonitos acessórios. Quando a Samantha começou a ficar moça me ajudou a inovar no look, deixando meu guarda-roupa mais jovial, mas ainda assim adequado à minha idade", explica a mãe.

"Eu queria que ela usasse uns brincos mais compridos. Outro hábito meu que ela incorporou é o uso de cores mais básicas, como branco, preto e cinza. Acho que tudo combina dessa maneira e no começo ela achava estranho, hoje já usa assim também", conta a filha.

Com o mesmo manequim, elas aproveitam para trocar as peças entre si, embora Samantha entregue que em geral é a mãe quem mais usufrui das trocas. "Ela usa muito vestido, o guarda-roupa dela só tem isso. Aí quando ela quer usar uma calça, pega as minhas. Às vezes vou pegar uma roupa para usar e ela está vestindo", lembra rindo.

E se a relação de troca entre irmãs costuma gerar atritos, entre mãe e filha não é diferente, embora Samantha não concorde muito. "Ela é ciumenta com as roupas sim", entrega a mãe. "Ela é cuidadosa, então não costumo me importar. Só fico brava quando ela pega uma calça que comprei para sair e vem trabalhar. Aqui no depósito tem muito cimento e cal, estraga todas as roupas, então não gosto mesmo", responde a filha.

Ambas conhecem tão bem o gosto uma da outra que se arriscam a comprar roupas sem a presença da presenteada. "Não costumamos sair para comprar roupas juntas, mas às vezes ela sai para comprar algo para ela e volta com uma peça para mim, que fica perfeita", elogia Luciney.

A única coisa que ambas discordam é a respeito do sapato. Enquanto a mãe não deixa os saltos altos de lado nem em casa, Samantha é adepta das rasteirinhas. "Não curto salto, machuca os pés. Ela me cobra para usar, mas eu não gosto muito", justifica.

Luciney diz que sempre procurou ensinar a filha a se vestir bem e estar bem arrumada. "Cobro de estar maquiada, nada muito forte, mas para estar de aparência saudável. Também incentivo os exercícios e a boa alimentação, isso se reflete no nosso corpo. É gostoso nos olharmos no espelho e estarmos felizes com o que ele mostra. O importante é envelhecer com qualidade."

"Ela me ensinou a comer salada, é algo que não damos muita importância quando criança, mas tendo uma boa alimentação a gente consegue ter um corpo legal também. Outra coisa é que ela nunca se importou que eu usasse roupas curtas, desde que soubesse equilibrar. Se o shorts era curto, a blusa tinha que ser mais comportada e vice-versa. Ela sempre me mostrava isso. A gente se dá muito bem, se trata com amor", finaliza Samantha.