O ano novo, de acordo com o calendário chinês, será regido pelo coelho. O último domingo (22) marcou a entrada do novo ano para os orientais, mas as festividades não se limitam à data, podendo continuar por vários dias.

Segundo a crença chinesa, a essência do coelho deriva da lua, as pessoas desse signo tendem a ser benevolentes, calmos e responsáveis. O coelho pode atrair afinidades ou desavenças para pessoas de outros signos, isso pode variar de acordo com a ligação de cada um com o coelho. Este animal também representa a paixão fazendo com que as relações afetivas e amorosas tenham um grande destaque neste período.

LEIA MAIS:

Por que o ano novo chinês tem data diferente?

O horóscopo chinês é único e, com certeza, intrigante, na hora de definir o animal que rege o ano. Existem várias nuances que os definem, o que nos leva à pergunta “2023 é ano de qual animal? ”. Como o calendário aponta que esse será o ano do coelho, as tendências serão de observação e colheita.

Por ter a presença do amor muito forte, as pessoas que nasceram no ano do coelho são um pouco dengosas, gostando de ser mimadas, no entanto, isso pode trazer características espinhosas como: a infidelidade, sentimento de posse, egoísmo e ciúmes.

Por conta disso, é preciso ter muito cuidado e paciência neste campo da vida, tendo sempre cuidado para não deixar que a impulsividade controle seus sentimentos, pois uma hora este turbilhão de sentimentos cessa e o arrependimento vem.

Devido ao horóscopo chinês ser único, existem diversos significados que podem levar à pergunta: por que o coelho se encaixa no ano de 2023? Uma das respostas é que, neste ano, devemos ficar com os olhos bem abertos e prestar atenção nas colheitas, desde que cada um saiba onde as procurar.

Ainda é válido lembrar que aqueles que são do signo do coelho no horóscopo chinês, vão se alinhar muito bem com as características de conforto e precisam aproveitar bem esse momento.

A FOLHA entrevistou Yara Vieira, especialista em esoterismo do Astrocentro, para responder algumas dúvidas sobre o ano novo chinês.

Quais são os animais e os elementos do ano novo chinês? E o que eles representam?

O coelho é o signo para este ano, segundo o horóscopo chinês, e vai de 22 de janeiro de 2023 a 9 de fevereiro de 2024. O coelho "é um símbolo de longevidade, paz e prosperidade" na cultura chinesa. Espera-se que 2023 seja "um ano de esperança". Esse animal é o quarto na série de 12 signos do zodíaco chinês, que são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Cada ano é representado por um animal, nesta ordem, que se repete a cada 12 anos. Por isso, para saber qual é o signo de uma pessoa no horóscopo chinês basta saber o ano de nascimento dela, com possíveis variações para nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, dependendo das datas específicas de início e fim de cada ano chinês. O último ano, por exemplo, foi caracterizado pelo tigre a partir de 1º de fevereiro de 2022, indo até 21 de janeiro de 2023.

Em que ano os chineses estão?

O calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar. A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. Desde 5 de Fevereiro de 2019, estamos no ano 4.717 do calendário chinês.

Imagem ilustrativa da imagem Calendário chinês abre as portas para o Ano do Coelho
| Foto: iStock

Quais são as principais superstições relacionadas ao horóscopo chinês no período festivo?

Há diversas superstições relacionadas a esse período: durante esses dias, não se deve lavar roupas, usar tesouras ou varrer o chão. Os sinais de má sorte são diversos, como o choro de crianças.

O que os chineses comemoram nesta data?

O ano novo é um momento para as pessoas compartilharem a felicidade com seus entes queridos e amigos. As festividades também são marcadas por desfiles, comemorações, shows, fogos de artifício e festas que são gratuitas para todas as idades e todos os gostos. A celebração não acontece apenas no fim de semana, mas também nos dias seguintes.

Durante esse período, é comum as pessoas decorarem suas casas com enfeites vermelhos, como arte em papel chinês. A cor principal é o vermelho porque, na cultura chinesa, o vermelho significa felicidade e celebração.

Qual é a diferença do calendário ocidental para o oriental?

Pessoas de culturas ocidentais estão acostumadas a medir os dias, meses e anos usando a posição da Terra em relação ao Sol. O calendário ocidental (também conhecido como o calendário gregoriano) mede um ano como a quantidade de tempo que a Terra leva para girar em torno do Sol. O ano é dividido em 365 dias, agrupados em 12 meses. Um dia reflete uma rotação completa da Terra sobre seu eixo. Os meses possuem entre 28 e 31 dias cada; se ano for classificado como bissexto, haverá um dia adicional, dando ao mês de fevereiro 29 dias em vez de 28. Um mês reflete a rotação da Lua ao redor da Terra.

O calendário chinês é baseado em padrões lunares. Os meses do calendário chinês se baseiam na Lua, e cada mês se inicia com a Lua Nova ou a primeira Lua Crescente. O calendário chinês é um calendário lunissolar (como o calendário grego e o islâmico), pois seus meses dependem da Lua, assim, o número de dias de um ano ou mês variam.

Por que os chineses relacionam os anos a animais?

Os chineses consideram que o ano de nascimento é muito mais relevante do que a idade de alguém, como se a personalidade da pessoa fosse semelhante ao comportamento do animal. Por essa razão, eles relacionam os anos com os animais. Cada ano chinês possui um animal para representá-lo.

Como saber qual é o seu signo de acordo com o horóscopo do calendário chinês?

Para saber qual é o signo de uma pessoa no horóscopo chinês basta saber o ano de nascimento dela, com possíveis variações para nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, dependendo das datas específicas de início e fim de cada ano chinês. O último ano, por exemplo, foi caracterizado pelo tigre a partir de 1º de fevereiro de 2022, indo até 21 de janeiro de 2023.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link