Os bordões, os gritos e os "tremiliques" fizeram com que a personagem de Heloísa caísse nas graças dos espectadores
Os bordões, os gritos e os "tremiliques" fizeram com que a personagem de Heloísa caísse nas graças dos espectadores | Foto: Renato Rocha Miranda/Globo



Se existe uma pessoa 'política' em 'A Lei do Amor' é Mileide. E olha que a mística vivida por Heloísa Périssé não tem um cargo na prefeitura na fictícia cidade de São Dimas - embora seja conselheira do candidato Hércules, de Danilo Granghéia. Mas ela é capaz de circular por vários núcleos da trama das 21h da Globo, e saber dos segredos de vários personagens, de diferentes classes sociais. Todos a veem como um guru, mas nem a própria sente-se completamente segura em relação a seus "poderes".

"A Mileide até tem uma sensibilidade, mas não leva muito a sério. Talvez para não comprometer as pessoas que atende", pondera a atriz, que faz sucesso ao lado de Érico Brás, o Jáder, que atualmente disputa a atenção da moça com o massagista Sansão, de Arlindo Lopes.

As razões para Mileide ter caído nas graças dos espectadores são várias, como os bordões, os gritos, os "tremiliques" e situações cômicas. "Podemos sempre esperar algo surpreendente dessa mulher trambiqueira e tão querida. O público ama, e a 'anteninha' dela já faz parte de todas as conversas por aí", orgulha-se Heloísa, que vive em um ritmo intenso de gravações. É que, recentemente, todo o seu núcleo ganhou mais espaço na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Mileide capricha no humor nas cenas com a irmã Ruty Raquel, de Titina Medeiros; Salete, de Claudia Raia; e Hércules e Luciane, vividos por Danilo Granghéia e Grazi Massafera, respectivamente.

O improviso, característica marcante de Heloísa, também fez bem para Mileide. "Me sinto com alguma liberdade para criar. E fiquei feliz porque a 'anteninha' deu certo", fala ela, citando o 'dedinho levantado' que representa o surgimento de um pressentimento. Recentemente Mileide teve uma premonição sobre a morte de Beth, vivida por Regiane Alves, que acabou sendo eliminada por Magnólia, de Vera Holtz.

A curiosidade é que a atriz é evangélica, mas não se opôs à personagem. A inspiração para a composição é Whoopi Goldberg, que fez a esotérica Oda Mae Brown no filme 'Ghost', de 1990. "Ela foi a figura mais forte para mim na composição da personagem", conta.

'A Lei do Amor' estreou em outubro, mas Heloísa já é capaz de fazer um balanço da personagem. "Gosto muito dela por ser verdadeira com todo mundo, apesar de, às vezes, prever o que não deve. Todos os personagens que interpretamos nos ensinam sempre e acho que aprendi com a Mileide que Deus está presente em todas as religiões", completa.

PREVISÕES
Mileide ficou completamente apaixonada por Sansão. As sessões de massagem, com direito a "abertura dos chacras" e até um beijo fogoso entre os dois, foram suficientes para que ela questionasse o que sente por Jáder. Tanto que resolve expulsar o namorado de casa. Depois de pressentir a morte de Beth, ela tem um novo "aviso", agora sobre Fausto, de Tarcísio Meira, que logo falece.