De maquiadora a profissional da micropigmentação, Roberta Peixoto compartilha o que sabe em tutoriais no YouTube e aulas até para estrangeiras
De maquiadora a profissional da micropigmentação, Roberta Peixoto compartilha o que sabe em tutoriais no YouTube e aulas até para estrangeiras | Foto: Ricardo Chicarelli



O ano de 2016 está, literalmente, sendo uma beleza para a londrinense Roberta Peixoto. Maquiadora referência na região, ela acaba de inaugurar um salão com cerca de 500 metros quadrados. "Abrimos sem estar totalmente pronto só para que eu fosse atendida aqui para o meu casamento, no dia 2 de julho. Então ainda não fizemos a festa de inauguração, estamos montando a equipe", explica.

O xodó do novo espaço – que engloba o setor de cabelo e maquiagem, o atendimento para micropigmentação, o ambiente para noivas e ainda uma loja – é a moderna e tecnológica sala de aula. É ali que Roberta quer compartilhar seu conhecimento para turmas de até 12 alunas interessadas em descobrir os segredos da micropigmentação nas sobrancelhas e lábios. A técnica, trazida de uma temporada na Estônia, Polônia e Rússia, tem atraído gente de todos os cantos do País e também do exterior.

No ano que vem, Roberta volta a Varsóvia para ministrar um curso no mesmo congresso, o The International Permanent Makeup Conference & Championship (TIPMCC) que participou como aluna, cerca de três anos atrás. "Eles me ofereceram um tradutor, mas estou me preparando para dar o curso em inglês, é meu desafio", conta. O convite surgiu por conta da trajetória bem-sucedida da londrinense com a maquiagem permanente.

A relação de Roberta com a beleza começou observando a avó. "Minha avó Norma era muito vaidosa, sempre muito produzida e um dia ela começou a me maquiar e eu gostei. E com 14 anos fiz um curso de automaquiagem com o Carlinhos Vasconcelos. Minha mãe comprou várias coisinhas para mim e eu comecei a maquiar as amigas", lembra.



Mais do que incentivar com batons, sombras e pincéis, a mãe surgiu também com uma ideia para alavancar a paixão da filha pela maquiagem. "Ela me disse 'filha por que você não conversa com a Carmen Kley, que também está começando na fotografia, para trabalharem juntas?'. Mas a Carmen ficou com o pé atrás porque eu tinha apenas 15 anos e me colocou à prova. O rosto da mulher era inteiro furado e empipocado, eu fiz um milagre e fui contratada. Trabalhamos uns oito anos juntas", conta.

Mesmo com uma carreira promissora pela frente, Roberta decidiu buscar formação em uma outra área. Não queria estética, gostava era de maquiagem. "Então fui fazer o curso de Propaganda e Marketing, fiz pós-graduação e trabalhei na parte de marketing e gestão no Hospital Evangélico", lembra. Mas nunca deixou seu lado maquiadora de lado, atendendo intensamente nos finais de semana. "Eu digo que o que mais fiz na minha vida foi atender em patente", diverte-se. Como naquela época fazia as maquiagens em domicílio, Roberta usava o que tinha à disposição, quase sempre no banheiro das clientes.

Foi em 2009 que ela decidiu ter o espaço próprio e assumir de vez a profissão de maquiadora. "Gostava de trabalhar no hospital, mas o que eu ganhava lá em um mês, ganhava em um dia na maquiagem", explica. A escolha provou-se acertada quando ela viu 40 metros quadrados iniciais se multiplicando rapidamente. Em três anos a primeira sala se transformou em três. "As pessoas começaram a me procurar para eu ensinar maquiagem", lembra.

A diversificação do trabalho foi acontecendo à medida que Roberta se matriculou em cursos como alongamento de cílios e micropigmentação. "É a área em que resolvi investir minha carreira. Foi bem difícil deixar de fazer maquiagem para fazer micro, mas tive que escolher o que realmente me faria crescer profissionalmente, mais do que só ter visibilidade", explica.

Para quem já sente saudades das maquiagens de Roberta, o canal homônimo no YouTube tem vários tutoriais em que ela ensina todos os passos. "Tudo sempre foi focado na área educacional, não lancei para ser blogueira. São vídeos profissionais, feitos com agência. Claro que quero ter visualizações e também trazer mais alunas", afirma.

A preocupação com a qualidade é tanta que ela reservou um espaço para o estúdio de gravação no novo salão. O pai, produtor, a ajuda nessa área. "Na verdade, todo mundo ajuda um pouco. Minha mãe, meu braço direito, na área de comunicação e divulgação, meu pai, ajuda como pode na produção, meu marido é meu sócio aqui e meu irmão, durante muito tempo fez a comunicação visual", diz.

Imagem ilustrativa da imagem Empreendedora da beleza