Amada por muitos estudantes, a disciplina de educação física é vista como um momento de descontração e de lazer em meio a uma rotina por vezes maçante dentro da sala de aula. Mesmo sendo um momento de ‘suar a camisa’ e aliviar a tensão, a educação física também traz conteúdos teóricos que podem ser cobrados na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que devem ter atenção dos candidatos. Assim como em outras disciplinas, os temas atuais ganham destaque na prova de educação física, como assuntos ligados à ascensão social através do esporte e as novas modalidades esportivas que passaram a integrar as Olimpíadas.

Gilney Castro Teixeira, professor de educação física do Colégio Marista, explica que a disciplina aparece no primeiro dia de provas no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ele explica que muitas questões da disciplina aparecem de forma contextualizada e ligadas aos outros conteúdos do caderno, como língua portuguesa, literatura e arte. “Elas se mesclam dentro de uma única questão”, detalha. No domingo (5), acontece o primeiro dia de prova do Enem.

Segundo o professor, a prova de educação física é montada em cima de alguns eixos temáticos, sendo eles: jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura. Geralmente, os assuntos aparecem em formato de texto, que pode ser tanto científico quanto uma reportagem, e a partir daí o candidato deve ler com atenção, destacar os pontos importantes e interpretar o que a questão quer que ele responda.

"É fundamental entender todo o contexto que envolve o esporte"

Teixeira destaca que dificilmente o Enem vai cobrar que o aluno saiba as regras e a dinâmica de jogos, esportes ou brincadeiras, mas que ter uma base pode ajudar na hora de responder a questão. Segundo ele, o que acontece com mais frequência é o tema aparecer dentro de um contexto como, por exemplo, o futebol ligado a questões de ascensão social e de gênero. “O sonho de muitos meninos é ser como o Neymar, então a prova traz essa visão mais crítica. É importante o aluno ter uma base das regras, mas é fundamental entender todo o contexto que envolve o esporte”, ressalta.

Em relação aos conteúdos que mais aparecem na prova, o professor explica que o Enem gosta de cobrar assuntos atuais e que por isso a leitura e o conhecimento do mundo podem fazer uma grande diferença no resultado da prova. Como exemplos de temas atuais, Teixeira destaca a relação de gênero no futebol, principalmente por conta da Copa do Mundo Feminina de 2023, assim como as diferenças entre a estrutura do futebol masculino e do feminino. Ele acrescenta que já apareceu no Enem uma questão que comparava a jogadora Marta com o Neymar no que diz respeito ao salário, as conquistas e a estrutura oferecida para cada um dos atletas e que a discussão pode aparecer novamente.

Novas modalidades olímpicas

Além disso, outro assunto que está na ‘crista da onda’ e pode dar as caras na prova de educação física é a inclusão do surfe, da escalada e do skate como uma modalidade olímpica nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Já nas Olimpíadas de Paris, em 2024, o breakdance também vai ser integrado como esporte. Segundo o professor, a decisão por incluir as modalidades é uma forma de chamar a atenção do público mais jovem. O tema é bastante atual e relevante e merece atenção dos estudantes durante a preparação para o Enem.

Fique de olho sobre novas modalidades olímpicas, como o surfe
Fique de olho sobre novas modalidades olímpicas, como o surfe | Foto: iStock

Outro tema frequente na prova, de acordo com Gilney Castro Teixeira, é a relação entre a saúde, os exercícios físicos e os padrões de beleza, que ganham muita força por conta da cobertura midiática. O ‘preço’ que é pago para ter um corpo sarado e se um corpo bonito é sinônimo de saúde são vertentes críticas recorrentes e podem aparecer na prova.