A rotina dos estudantes em preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares, não é nada fácil, principalmente para aqueles que ainda estão cursando as séries regulares do ensino médio. É preciso dedicação e horas de estudo dentro e fora da sala de aula, fazendo com que em muitos casos os alunos durmam tarde e acordem cedo.

O esforço excessivo pode causar nos estudantes problemas de saúde física e mental, além do cansaço, o que torna necessário atenção em manter o equilíbrio. As atividades extracurriculares, realizadas no contraturno das disciplinas tradicionais, podem funcionar como fuga da rotina pesada de estudos e auxiliar na formação interpessoal dos alunos.

‘Fórmulas prontas’ não farão candidato ter melhor desempenho na redação

Essas atividades podem envolver práticas esportivas, culturais e de vivências que ultrapassam os limites dos conteúdos obrigatórios. Ou seja, vale futebol, música, dança, teatro e outras opções que visem o desenvolvimento qualificado. O importante é que a atividade extracurricular escolhida pelo estudante proporcione prazer e bem-estar, por isso é preciso que seja algo que ele se interesse e realmente goste.

Imagem ilustrativa da imagem Professor reforça  importância de atividades de esporte e arte
| Foto: iStock

“Cada aluno possui sua rotina, mas ele nunca pode deixar de agregar à sua vida atividades de relaxamento, a fuga da rotina promove bem-estar. A atividade física, por exemplo, pode reduzir a pressão arterial, a ansiedade e estimula o indivíduo a ter um sono melhor”, destaca Junior Cesar Dias de Jesus, coordenador das atividades extracurriculares do Colégio Marista de Londrina.

Além dos benefícios que podem ser sentidos fisicamente, o coordenador ressalta que o contato com esportes, arte e cultura, faz com que os alunos, naturalmente, se interessem por outros temas, ampliando seus horizontes e formas de ver o mundo. O resultado é a formação de indivíduos mais sensíveis, criativos e abertos. “A integração dos alunos no que diz respeito às suas vivências, alinhado com a escola e atividades extracurriculares, forma estudantes e cidadãos”, pontua.

O conjunto de benefícios proporcionados pelas atividades extracurriculares, também otimiza diretamente o desempenho dos candidatos ao Enem e outros vestibulares, despertando um maior senso de disciplina e foco, tanto para os estudos preparatórios quanto para a realização das provas. Ao ampliar suas perspectivas, o aluno também melhora seu repertório cultural e emocional, se saindo melhor até mesmo na redação.