O temporal que atingiu a região Norte do Estado nesta tarde de domingo (15) provocou queda de energia em boa parte do município de Lupionópolis (Região Metropolitana de Londrina), o que pode comprometer o restante da votação na cidade. O chefe do cartório de Centenário do Sul, Clovens José Garib do Amaral, que também atende Lupionópolis, relatou que 80% do município ficou às escuras. “As urnas estão funcionando com baterias e teoricamente tem capacidade para suportar oito horas”, destacou. Ele estimou que as baterias sejam suficientes para suportar até o fim da votação, 17h, e disse estar torcendo para que a energia retorne logo. Segundo Amaral, a maior preocupação é no Colégio Estadual Machado de Assis, que tem 2,2 mil eleitores.

Imagem ilustrativa da imagem Cidades da região têm problemas com urnas e ausência de mesários
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

ROLÂNDIA

Em outros municípios da Região Metropolitana de Londrina contatados pela reportagem, além de problemas nas urnas eletrônicas a ausência de mesários foi um outro entrave no processo eleitoral. Em Rolândia, o chefe do cartório, Mário José Bannwart, relatou falhas em duas urnas eletrônicas - no colégio Padre José Hérions e na faculdade Faccar. Por lá, foram registradas 60 pessoas faltosas que deveriam trabalhar como mesários. Bannwart explicou que foram acionados os voluntários que estavam no cadastro da Justiça Eleitoral para substitui-los. No município, foram registradas três prisões pela Polícia Militar por boca de urna. Após serem lavrados os termos circunstanciados, os detidos foram liberados.

CAMBÉ

Em Cambé, a chefe de cartório da 78ª Zona Eleitoral, Camila Garcia, relatou que não houve problemas com as urnas eletrônicas, mas 25 mesários faltaram e foram prontamente substituídos. Ela revelou que cinco pessoas foram detidas pela prática de boca de urna.

IBIPORÃ

Em Ibiporã, houve problemas nas urnas das seções 42, 170, 176 e 76. Todas foram substituídas. O cartório ainda não fez levantamento da quantidade de mesários faltosos.

SERTANÓPOLIS

Em Sertanópolis, a juíza Karina de Azevedo Malaguido relatou que nenhuma urna teve de ser trocada. Alguns mesários faltaram, cerca de 30, e tiveram de ser substituídos. Não houve registros de crimes eleitorais até o momento.

ASSAÍ

O chefe do cartório eleitoral de Assaí, Leandro Cruz, que também atende os municípios de Nova América da Colina e Amoreira, no Norte Pioneiro, relatou que não houve problemas com urnas eletrônicas e que aproximadamente oito mesários teriam faltado e foram prontamente substituídos. Ele informou que houve uma ocorrência de boca de urna no município de Nova América da Colina.

O chefe de cartório da 67ª Zona Eleitoral, Fábio Pereira Lima De Souza, que atende os municípios de Astorga, Iguaraçu e Pitangueiras, destacou que apenas uma urna eletrônica apresentou problema e que bastou reiniciá-la para que voltasse a funcionar. Segundo ele, duas pessoas foram detidas sob a acusação de compra de votos.