Sem entrar especificamente nas propostas de governo voltadas para a cidade, os candidatos a prefeito de Londrina aproveitaram o primeiro dia do programa eleitoral gratuito no rádio e na TV para ressaltar as características pessoais ao eleitorado, principalmente nas coligações com maior tempo. São dez minutos no total, reservados apenas aos concorrentes ao Executivo, porque os candidatos a vereadores terão inserções veiculadas na programação.

Com o maior tempo entre os concorrentes, 3 minutos e 19 segundos, Marcelo Belinati (PP), da coligação Londrina Pode Mais, foi o primeiro a aparecer no vídeo, usando praticamente todo o seu espaço para se apresentar. Em um único ambiente, ele lembrou da infância e dos pais, de quem herdou os sobrenomes "Martins pelo meu pai e Belinati pela minha mãe". Formado em Direito e Medicina, disse que escolheu seguir a carreira de médico "para cuidar das pessoas". Antes de encerrar, Belinati diz que sempre teve o "sonho" de ser prefeito de Londrina.

Na sequência, com apenas 29 segundos, Luciano Odebrechet (PMN), da coligação Respeito por Londrina, aparece em seu escritório e deixou a seguinte mensagem ao eleitorado: "Vamos colocar Londrina no lugar de vanguarda". Com 1 minuto e 19 segundos, a coligação O Povo em Primeiro Lugar, encabeçada por Odarlone (PT), preferiu destacar o perfil da cidade, a história e aspectos econômicos, com fotos acompanhadas de narração. Sem falar uma única palavra, o candidato aparece no final da produção.

Também na linha mais pessoal, André Trindade (PPS), da coligação Londrina que Queremos, dividiu o tempo de 1 minuto e 18 segundos entre a narração inicial, revelando a sua história e família, e a aparição no vídeo, onde fala sobre "seriedade" para administrar a prefeitura. Trindade e Odarlone, por "questões técnicas", não apresentaram os programas no horário da tarde.

Com o segundo maior tempo, 1 minuto e 59 segundos, Valter Orsi (PSDB), da coligação Juntos por Londrina, investiu no lado familiar. Começou falando sobre a infância, as atividades profissionais que já exerceu, lembrou da atuação no movimento Pé-Vermelho, Mãos Limpas – que ganhou destaque na cassação do ex-prefeito Antonio Belinati, no ano 2000 –, até aparecer preparando uma macarronada em casa e servindo esposa e filhos. Termina convidando o telespectador para participar da campanha.

A candidata Sandra Graça (PRB) encerrou o primeiro dia do horário eleitoral gratuito. A coligação Sou mais Londrina também optou por colocar imagens da trajetória recente de Sandra, como vereadora, narrando a trajetória profissional e pessoal dela. Não foram apresentados ontem os programas dos candidatos Paulo Silva (Psol) e Flavia Romagnoli (Rede), os dois menores tempos, respectivamente, 12 e 11 segundos.