Visitar Roma é viajar no tempo. Andar pelas ruazinhas antigas da cidade é poder explorar a história através de um passeio tão agradável que até esquecemos se tratar de uma grande capital. A maioria dos voos internacionais chegam a Roma pelo Aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino), mas quem já está na Europa pode acessar a capital da Itália de trem, desembarcando na estação ferroviária Termini. Para quem chega de avião, há um trem direto do aeroporto até o Termini, por onde passam as duas linhas de metrô disponíveis na cidade (uma terceira linha está sendo construída).

É nas proximidades do Termini em que se encontram os hotéis mais populares de Roma. Apesar do preço convidativo, a região não é nada charmosa. Por esse motivo, há quem prefira desembolsar alguns euros a mais para se hospedar próximo ao centro histórico. Para se deslocar pela cidade, a dica é descer em uma estação do metrô próxima ao local que se deseja visitar e encarar a maior parte dos passeios a pé. Por isso, é preciso ter muita disposição para visitar Roma. Alugar um carro na cidade só trará dores de cabeça, já que as ruas são estreitas e o trânsito é caótico (é comum os guias aconselharem muita atenção aos pedestres ao atravessar a rua mesmo se o semáforo estiver fechado para os carros).

Por ser a cidade ideal para "bater perna", é preciso ter em mente que Roma é muito quente no verão, principalmente nos meses de julho e agosto. Além disso, esta é a época de férias escolares no velho continente, por isso, se prepare para encarar multidões. Já no inverno os dias são mais curtos e as temperaturas podem chegar próximo a zero grau. Na primavera e outono as temperaturas costumam ser mais amenas e a cidade não é tão cheia.

Além de respirar história (impossível passear pela cidade e não se lembrar de algum detalhe das aulas de história do colégio), Roma é riquíssima em arte e arquitetura. Por esse motivo, itens que não podem faltar na mala são: uma boa câmera fotográfica e um guia turístico. Afinal, de que vale visitar pontos turísticos tão importantes e não saber do que se trata?

Outro fator que torna não somente Roma, mas toda a Itália destino de milhões de turistas todo ano é a culinária. Seja em um dos restaurantes mais requintados da cidade ou naquela cantina da esquina, as pastas e pizzas italianas farão você suspirar e não sairão da sua lembrança. Além disso, quem visita Roma tem a oportunidade de visitar dois países em uma mesma viagem, já que o Vaticano é considerado um Estado Soberano desde 1929.

Imagem ilustrativa da imagem Viagem pela História
Imagem ilustrativa da imagem Viagem pela História
O gelato e as pastas, símbolos da gastronomia italiana
Imagem ilustrativa da imagem Viagem pela História



Continue lendo:
- Explorando o centro histórico
- Conhecendo a Roma Antiga
- Um Estado chamado Vaticano