Uma alimentação saudável, porém, saborosa, é o desejo das pessoas que priorizam qualidade de vida. E, neste cardápio, as frituras estão entre os principais vilões. Estudos apontam que, quando consumidos em excesso, os diferentes tipos de gorduras presentes nos alimentos fritos podem causar doenças cardiovasculares, câncer, aumento da pressão arterial, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, além de estimular o acúmulo de gordura abdominal.

Diante desses riscos, portanto, substituir a fritura por formas mais saudáveis de preparar os alimentos deve ser um esforço diário. Uma alternativa são as fritadeiras air fryer, que preparam diversos pratos com textura e aparência de fritos, sem a utilização de óleo.

Esses produtos utilizam a tecnologia de aquecimento e rápida circulação do ar no interior do compartimento. A proposta é que os alimentos saiam crocantes, macios e saborosos. E o melhor: sem cheiro de fritura e sem fumaça.

Há cerca de dois anos no mercado, essas fritadeiras são comercializadas por diversos fabricantes e custam a partir de R$ 599 até R$ 1,2 mil, dependendo da marca. "O público que mais procura (esses produtos) são famílias e pessoas de mais idade, que querem cuidar da saúde", observa Jéssica Gonzales, funcionária das Lojas Colombo, em Londrina, que trabalha com algumas marcas. Ela diz que as vendas aumentam na medida que os equipamentos vêm se tornando mais conhecidos.

Patrícia Salviano, gerente da loja Polishop, também na cidade, afirma que, em geral, os homens procuram o produto para cuidar da saúde (baixar colesterol, controlar diabetes) e as mulheres para fazer dieta. "Muitas querem a fritadeira para preparar pratos indicados em diversos tipos de dietas, como a da proteína, por exemplo", diz a gerente da loja, que trabalha com uma única marca. Ela destaca que o público feminino, principalmente, gosta bastante da ideia de ter em casa um utensílio prático e que não suja a cozinha.

Consumidores

Entre os consumidores, muitos ainda estão aprendendo a lidar com o produto e descobrindo as melhores formas de utilização. A funcionária pública Ângela Trigueiros comprou há poucos meses uma fritadeira que não utiliza óleo, justificando que viu o produto na internet e ficou curiosa. "Ainda estou conhecendo, namorando (a fritadeira). Não experimentei fazer muita coisa. Mas já percebi que a batata palito in natura nesta fritadeira fica melhor do que a congelada, que fica um pouco seca, dura", conta. "Outra coisa que também tem resultado interessante são as carnes, como o bife", completa.
Já a dona de casa Maria Vidotto, que utiliza uma air fryer há três meses, considera que alimentos congelados como nuggets e hambúrguer ficam "bem crocantes". No caso da batata palito congelada, ela conta que atinge melhor resultado se "quebrar o gelo", deixando uns 20 minutos fora do freezer antes de ir para a fritadeira.
"Comprei (o produto) sem ter nenhuma referência e estou me surpreendendo. Apesar de nem todos os alimentos ficarem exatamente como os fritos na frigideira, a maioria fica bem sequinho e saboroso. E o que é melhor, saudável", diz a dona de casa.