Depois de alguns anos morando no exterior, a diretora de arte e blogueira Angelica Bucci trouxe os móveis e os objetos de decoração para continuar fazendo parte da sua vida. E acionou a arquiteta Denise Canabrava para assinar o projeto do apartamento de 131 metros quadrados. "O apartamento estava pronto, com a marcenaria toda pronta, mas não era o que ela queria. Então precisamos fazer algumas intervenções, quebrar algumas coisas, retirar piso e revestimentos de paredes", explica a arquiteta.

Apesar do apartamento já ter a sacada integrada à sala, a moradora queria imprimir ainda mais na nova residência o conceito de loft. "Nos anos que morou fora, ela foi garimpando, juntando as peças mais românticas, com referências francesas. Na arquitetura, a gente buscou fazer um ar de loft mesmo, mais industrial, mais rústico, com cimento queimado", diz Denise.

"O apartamento revela bem a identidade dela, o mobiliário é dela. Nós só adequamos ao projeto", explica. "É gostoso quando é muito forte a característica do cliente, a gente só conduz e faz realizar o sonho dela. Gosto quando fica com a identidade do cliente", diz a arquiteta. "É um projeto bem ousado tanto nos acabamentos, quanto nos móveis. Ela é bem jovem, não está presa às coisas que precisam ser muito práticas, porque não tem filhos em casa. Pode dar essa ousada", ensina.

Para imprimir o ar industrial, a opção foi o piso de cimento queimado – que tem lá sua ternura com algumas flores espalhadas pelo apartamento. A lista de materiais ainda inclui a madeira de demolição e os tijolos de areia à vista, que foram alvejados para iluminar ainda mais os ambientes. "Esse contraste do rústico da obra com os móveis ficou bem interessante, do moderno com o antigo."

De acordo com a arquiteta, em outros países, principalmente na Europa, de onde veio a referência para o apartamento, "a mão de obra é muito difícil, então lá é tudo garimpado, diferente daqui onde se faz muita marcenaria", diz. "Os únicos armários que acabaram ficando embutidos são os da cozinha e do closet, que já estavam prontos e quisemos otimizar os espaços", explica.
"Era uma cozinha branca com uma marcenaria bem convencional, nós entramos com madeira de demolição e ferragens", diz. No banheiro, as louças foram trocadas por modelos com desenhos vintage, da pia à banheira, um modelo francês com pezinhos. "O revestimento do banheiro também foi trocado por um mais retrô, com as colmeias de um banheiro francês", diz.