O aparecimento dos primeiros fios de cabelos brancos geralmente causa surpresa, já que eles são sinal de envelhecimento. O branqueamento dos cabelos começa por volta dos 30 anos nos homens e 35 anos nas mulheres, mas isso pode acontecer muito antes em algumas pessoas ou apenas após os 50 anos em outras. Não é comum encontrar crianças grisalhas pelas ruas, mas os médicos dermatologistas afirmam que isso pode acontecer, visto que em alguns casos os cabelos brancos estão relacionados a algum tipo de doença ou até mesmo ao uso de medicamentos específicos.
De acordo com o médico dermatologista Rubens Pontello Junior, há casos de doenças que provocam uma alteração nas células responsáveis pela pigmentação dos fios (melanócitos), diminuindo ou até mesmo bloqueando a atividade delas. Ele explica que das doenças herdadas relacionadas à falta de cor nos cabelos, a mais comum é o albinismo. ''O paciente apresenta os melanócitos, mas eles são inativos. Os cabelos e toda a pele são despigmentados'', explica.
Conforme ele, há ainda situações em que apenas uma parte do couro cabeludo é despigmentado, neste caso o problema é chamado de piebaldismo e tem origem genética. ''Há ainda algumas pessoas que possuem uma mecha branca triangular e na parte frontal da cabeça. Este tipo de lesão se mantém estável durante toda a vida e não há um tratamento efetivo que possa ser aplicado.''
Em relação às doenças adquiridas que favorecem o nascimento de cabelos brancos, Pontello Junior diz que em geral elas são autoimunes, isso significa que o próprio organismo combate e destrói os melanócitos. ''Entre elas, temos o vitiligo, que quando ocorre no couro cabeludo leva ao branqueamento dos fios'', afirma. Ele acrescenta que a desnutrição muito grave, o uso de alguns medicamentos para tratamento do câncer ou para tratamento da malária também têm influência sobre a coloração dos cabelos e podem provocar o branqueamento dos fios.
O dermatologista destaca que entre as doenças autoimunes que afetam os cabelos, há uma que provoca a queda prematura dos fios coloridos, desta forma a pessoa percebe um branqueamento rápido na cabeça. ''A alopecia areata acaba provocando o branqueamento da cabeça 'da noite para o dia'. O efeito contrário é observado na recuperação desta doença, quando os fios surgem inicialmente finos e brancos para depois evoluírem para fios de cor'', destaca Pontello Junior.

Imagem ilustrativa da imagem Quando o cabelo branco é sinal de doença
| Foto: Shutterstock
Naturalmente, o branqueamento dos cabelos começa por volta dos 30 anos nos homens e 35 anos nas mulheres