Quando precisou mudar de uma casa para um apartamento, o médico ortopedista Nereu Genta, de 81 anos, fez questão de não deixar seu hobby para trás. Apaixonado por hortas, ele escolheu o imóvel onde mora justamente por haver uma horta comunitária no edifício. "Quando criança, com 3 anos, minha mãe já me levava para a fazenda para mexer com a terra", diz ele. Genta conta com carinho que aprendeu a plantar vários tipos de alimentos, mas relembra com um carinho especial das plantações de batata na propriedade da família no interior de São Paulo. "Todos os anos mamãe fazia nhoque de batata doce então eu sempre ficava de olho na plantação para ver se elas já estavam prontas para a colheita. Quando aparecia a primeira batata eu já corria para avisá-la."

Anos mais tarde, já formado médico, Genta começou uma pequena horta em casa. "Comecei plantando salsinha. Depois me mudei para outra casa e passei a plantar várias outras coisas como frutas e verduras", relata. Na antiga casa, além de uma horta, o médico mantinha um pomar. "Nessa época resolvi ir estudar e fui aprendendo qual tipo de solo cada vegetal pede e a conhecer cada detalhe do plantio."

Hoje, depois de 40 anos desde que começou sua primeira horta, Genta é quem cuida da horta comunitária do condomínio onde mora. São horas e horas de trabalho todos os dias. O resultado de tamanha dedicação é visível nos pés de hortelã, couve, cenoura, cebolinha, coentro, almeirão, espinafre, agrião, dentre tantos outros. "Digo que isso aqui é uma horta emergencial. O pessoal está fazendo uma pizza e precisa de manjericão, é só descer aqui para pegar. Ou está preparando um quibe e faltou hortelã? Vem aqui e pega", comenta ele.

Descendente de italianos, Nereu Genta afirma que na Itália é tradição manter uma horta no quintal. Costume que ele faz questão de passar aos filhos e aos três netos: Laura, Alexandre e Geórgia. A habilidade do "nonno" é tanta que as crianças comentaram no colégio onde estudam sobre as hortas do avô. O resultado? Genta passou a cuidar da horta do local duas vezes na semana. Sempre passando seus conhecimentos aos pequenos. "Até os 3 anos a criança aprende a apreciar os alimentos. É preciso mostrar a eles toda essa variedade de verduras e frutas." (B.Q.)

Imagem ilustrativa da imagem Paixão pelas hortas
O médico Nereu Genta recebe ajuda da neta, Laura, nos cuidados com a horta comunitária do edifício onde mora: "O pessoal está fazendo uma pizza e precisa de manjericão, é só descer aqui para pegar"