Mais do que mães, elas são esposas e profissionais, administram a casa e a rotina da família com maestria. São mulheres guerreiras, que desempenham múltiplos papéis e ainda reservam um horário na agenda para cuidar do corpo e da mente, a fim de manter a feminilidade em dia. Com este perfil, grande parte das mulheres modernas enfrenta diariamente uma jornada tripla e deixa para trás a imagem de sexo frágil.

A empresária do ramo de idiomas, Cláudia Taha, que o diga. Mãe de Omar, 17 anos, Carolina, 15, e Juliana, 11, é casada há 24 anos, e tem uma rotina profissional que exige tempo e dedicação. Além de atuar na escola de idiomas em que é sócia, é professora convidada de um curso de especialização da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tradutora e intérprete. Participa ainda do Rotary e é membro da Braztesol (maior associação no Brasil de professores de inglês). Entre duas e três vezes por semana faz aulas de tênis e não abre mão da massagem estética.

Questionada sobre como dá conta da rotina tão atribulada, Cláudia revela os segredos de sua versatilidade. ''É importante acordar cedo para fazer o dia render. Levanto todos os dias entre 6h30 e 7 horas da manhã'', afirma a empresária, que considera fundamental contar com a ajuda de bons parceiros. ''Só dou conta de tudo porque tenho o apoio do meu marido, das minhas sócias na empresa e de uma funcionária que me auxilia nos serviços de casa'', destaca. Para ela, também é importante a mulher não se cobrar tanto. ''Temos que dar o nosso melhor, mas não querer ser 100% em tudo'', diz.

Leia a matéria completa da repórter Paula Costa Bonini exclusiva para assinantes da FOLHA