Na despensa da representante comercial Rossane Nápole Prestes, de 42 anos, não faltam extratos de arroz, soja, aveia ou amêndoas. Há três anos, ela decidiu eliminar os derivados de leite da sua dieta porque descobriu que tinha intolerância à lactose, por conta de inúmeros sintomas que apresentava, como as crises de sinusite. ''Comecei a me tratar com homeopatia e o médico me disse que o leite de vaca poderia contribuir com esta questão, além disso eu tinha um mal estar gástrico frequente'', explica.
Rossane conta que começou a perceber que inchava muito quando consumia leite de vaca ou derivados e que demorou a se convencer de que todos estes sintomas estavam relacionados ao consumo destes produtos. ''Um dia eu tive uma crise de inchaço muito feia e decidi mudar a dieta radicalmente. Isso fez uma diferença enorme na minha vida'', destaca. Além de desinchar, ela lembra que começou a dormir melhor e não teve mais crises de dor de cabeça.
''Foi uma mudança radical para melhor. Antes era automático, quando eu comia alguma coisa com lactose meu rosto inchava e me dava uma dor de estômago muito forte. Quando eu mudei a alimentação, me senti no céu'', ressalta.
O que mais preocupava Rossane era ter que abrir mão do café com leite pela manhã. ''Procurei uma nutricionista e hoje eu vario entre os vários tipos de leite disponíveis. Meu paladar já se acostumou com os novos sabores'', comenta. Ela explica que antigamente era mais difícil encontrar este tipo de produto, que é importado, mas agora há lojas especializadas que oferecem marcas variadas. (M.A.)