Preocupada com o bem-estar animal, há cerca de três anos a arquiteta Rachel Daher deixou de comer carne e de comprar produtos testados em animais ou de origem animal. O que começou como um ato de piedade, logo se transformou em um modo de vida.

Mas se engana quem pensa que a única preocupação é com a questão animal. Buscando uma arquitetura mais sustentável e integrada ao meio ambiente, Rachel fez um curso sobre bioarquitetura e mudou seu jeito de pensar e agir. "Vivemos em um sistema linear, mas a natureza tem um sistema cíclico. Na bioarquitetura tudo tem que ser cíclico também, por isso a preocupação com produtos biodegradáveis, com a alimentação, com o lixo", explica.

A arquiteta fez diversos cursos, buscou informação na internet e começou a produzir alguns itens de higiene e limpeza, como desodorante, sabonete, bálsamos hidratantes e sabão em pó. Ela também aprendeu a fazer granola e leite de cereais, entre outros. "Ser vegetariana não é fácil no início, eu não sabia direito o que iria cozinhar, mas depois fica fácil e vira rotina. Eu pesquisei sobre a carne na alimentação e isso reforçou minha postura", aponta.

Com o tempo, alguns amigos ficaram sabendo dos produtos, pediam e agora Rachel resolveu comercializá-los, em parceria com uma sócia. "Estamos vendendo algumas coisas, mas queremos que as pessoas aprendam a fazer seus produtos, por isso pretendemos ofertar cursos", diz.

Ela conta que procura comprar sua matéria-prima, orgânica, de fornecedores da região. Nos seus produtos, a intenção é que os consumidores possam reaproveitar as embalagens, que são as mínimas possíveis.

"Mudando nossa consciência, muda tudo. É um processo. Claro que somos seres humanos e de vez em quando nos desequilibramos, mas precisamos rever a forma que estamos vivendo", pondera. (E.G)