Para quem quer evidenciar o visual ou dar a ele um ar mais dramático, as mechas sempre foram a técnica mais indicada pelos profissionais. Mais grossas e marcadas do que as outras colorações, elas aparecem em diversas versões e a cada temporada ganham ares modernos.

"As maiores apostas do momento são as mechas 3D e as mechas com cores amanteigadas. Sem dúvida nenhuma são as técnicas que irão bombar neste inverno. Elas são ótimas para as brasileiras. Vivemos em um país onde 70% das mulheres têm coloração castanho médio e escuro, 26% castanho claro e 4% loiro. O Brasil é o maior consumidor de descolorante do mundo. Então tudo que é novidade neste universo é muito bem aceito aqui", diz o cabeleireiro Lincoln Tramontini.

Para atender ao gosto das brasileiras, segundo ele, as mechas devem sempre ter uma pitada de contemporaneidade e naturalidade. "Costumo frisar que a cor da pele e do cabelo jamais devem se desvincular", diz Tramontini.

Pele morena
Com efeito tridimensional, ele explica que a técnica 3D é feita usando um ou dois tons de tintura no cabelo, intercalados de acordo com o tom da pele e o efeito desejado. Elas são chamadas de mechas 3D porque podem causar impressão de mais ou menos volume nos fios e também proporcionam movimento.

A partir da raiz, as mechas 3D são esfumadas e seguem trabalhadas intercalando camadas inteiras com tinta e mechas desfiadas. Ainda segundo Tramontini, mulheres com todos os comprimentos de cabelo podem fazer, mas é preciso o acompanhamento de um profissional para avaliar a melhor forma de trabalhar com o cabelo e obter o resultado esperado.

"Fazemos do topo do cabelo para baixo, com ênfase nas laterais e nas pontas. É uma técnica que dura até oitenta dias, combina com mulheres que são discretas, de preferência que tenham fios repicados. Fica lindo em mulheres com pele morena e cabelos escuros", explica Tramontini.

Como toda coloração agride os cabelos, o profissional explica que o tratamento dos fios com esse procedimento deve ser mais intenso para mantê-los saudáveis. Por isso, aposte na cauterização, hidratação e, principalmente, na restauração – sempre com produtos indicados para cada caso.

Alma loira
Para as mulheres de alma loira, a boa notícia é que elas possuem um estilo de mecha destinado especialmente para a cor de seus cabelos. O nome até da água na boca. Trata-se das mechas com cores amanteigadas que, segundo Tramontini, é uma técnica com tons puxados para o dourado, que ganha ainda mais destaque se aplicada em cabelos repicados.

"É usado apenas um tom, onde misturamos mechas finas com mechas largas em toda cabeça, sendo que no topo apenas as finas. Isso dá a sensação de cabelos levemente escuros na raiz e mais claros nas pontas. A técnica tem duração média de oitenta dias e é indicada para todo tipo de cabelo loiro", explica o cabeleireiro.

Os tons amanteigados, conforme Tramontini, são sempre democráticos e deixam os fios dourados lindos e com ar mais saudável, iluminando a mulher que tem pele mais dourada e dando cor para as mais branquinhas.

Ele lembra que, assim como a técnica 3D, as mechas amanteigadas necessitam de cuidados, como restauração, hidratação e cauterização. "Nunca é demais lembrar que mechas, como outras colorações, se possível devem ser feitas com profissionais capacitados e produtos indicados para cada ocasião. Isso evita possíveis insatisfações com os resultados."

Imagem ilustrativa da imagem Iluminadas
| Foto: Fotos: Gina Mardones
Indicada para todo tipo de cabelo loiro, a técnica com tons amanteigados mistura mechas finas com mechas largas em toda cabeça, sendo que no topo apenas as finas. Isso dá a sensação de cabelos levemente escuros na raiz e mais claros nas pontas
Imagem ilustrativa da imagem Iluminadas
As mechas 3D podem causar impressão de mais ou menos volume nos fios e proporcionam movimento. Combinam com mulheres discretas, com cabelos escuros e fios repicados