Cadelas amamentam cahorrinhos e gatas amamentam gatinhos. A lógica é clara, mas nem sempre é o que acontece. Não são incomuns as situações em que cadelas adotam e amamentam gatinhos, ou vice-versa. Já foram noticiadas até adoções curiosas, como um patinho que foi criado como filhote por uma gata ou um leitão que encontrou uma ''mãe'' que latia e abanava o rabo. A verdade é que estas situações podem estar relacionadas à gravidez psicológica das fêmeas.
Diante de uma alteração hormonal, as cadelas desenvolvem sintomas e comportam-se como se estivessem prenhas. De acordo com a médica veterinária Elisa Matie Nishi, geralmente a gestação psicológica é identificada entre quatro e doze semanas após o término do cio. A situação é considerada um distúrbio hormonal e não é regra, apenas algumas cadelas passam por isso. ''Nem toda cadela que adota um filhote que não é seu está passando por este processo. Este comportamento (de adotar) também pode estar relacionado a outros motivos.''
Cadelas com gestação psicológica podem ter uma série de comportamentos similares aos provocados por uma gestação real. A médica veterinária explica que algumas ficam mais irritadas e outras demonstram agressividade. ''São comuns as alterações de humor, também identificamos aumento de peso e das mamas e alteração de apetite. Algumas adotam bichos de pelúcia ou outros objetos e chegam a produzir leite'', elenca Elisa.
De acordo com ela, muitas vezes o proprietário não percebe que a cadela está passando pelo processo, já que nem sempre o animal apresenta todos os sintomas. Em algumas situações é preciso levar o animal até o médico veterinário para que ele acompanhe o processo. ''Quando a cadela fica muito agressiva podemos dar tranquilizantes. Nos casos em que o leite empedra é preciso intervir'', diz. Medicamentos que ajudam a reduzir os sintomas da gestação psicológica podem ser usados nos casos mais graves, mas Elisa afirma que, geralmente, a situação regride naturalmente.
A alteração hormonal que provoca a gestação psicológica pode favorecer o aparecimento de tumores mamários e infecções uterinas. ''Se o proprietário não pretende acasalar o animal, o ideal é que ele seja submetido a uma cirurgia de castração para evitar estes problemas relacionados'', alerta Elisa. Ela acrescenta que o ideal é que o procedimento cirúrgico seja realizado apenas após o término dos sintomas de gestação psicológica.
Diante de uma cadela ou uma gata que está passando por uma situação como esta, a veterinária recomenda que o proprietário busque alternativas para distraí-la. ''Não recomendamos retirar bruscamente o objeto adotado pelo animal. Também não é interessante ordenhar a fêmea, porque isso estimula a produção de leite'', explica. Ela diz que o ideal é aumentar a quantidade de passeios, brincadeiras e o contato com outros cães.


Imagem ilustrativa da imagem Gestação psicológica no mundo animal
Elisa Nishi, veterinária: ''Nem toda cadela que adota um filhote que não é seu está passando por este processo''