Existe algo mais personalizado do que fabricar as próprias alianças? Mesmo quem nunca teve nenhum contato com a arte da ourivesaria pode se aventurar e, com a ajuda de profissionais, confeccionar as joias.

Em geral quem oferece o serviço são escolas de joalheria, como o Atelier Escola de Joalheria Flávio Franco, em São Paulo, onde ele e a esposa, a artista plástica Barbara Guth, auxiliam casais na delicada tarefa. "Somos pioneiros nesse serviço, que oferecemos há quase 11 anos, sempre com muita procura. Nossa proposta é criar um dia especial, em que os noivos possam dar uma parada na loucura dos preparativos para o casamento", explica ela.

No "Dia da Aliança", realizado somente nas tardes de sábados e domingos, o casal passa cinco horas no ateliê e, entre champanhe, doces e outros mimos, escolhe o modelo e confecciona as peças. "Aqui podemos criar qualquer tipo de aliança, das tradicionais às mais diferentes, inclusive com a mistura de outros materiais, como pedras e até madeira. Alguns trazem desenhos prontos, outros criam na hora e damos toda a orientação, da mistura de materiais até a solda do aro", explica Barbara.

O acabamento, o polimento e a incrustação de pedras são feitos pelos joalheiros, por isso o casal não leva as alianças no dia. Pelo mesmo motivo, Barbara aconselha os noivos a procurarem a empresa com pelo menos 90 dias de antecedência. Além de noivos, ela conta que casais que vão renovar os votos muitas vezes optam por fazer novas alianças, às vezes reutilizando as antigas.

"As pessoas sempre querem dar seu toque pessoal. Há quem escolha os modelos tradicionais e outros que querem algo completamente diferente. Sempre orientamos se o modelo é mais frágil, se pode amassar. O ouro amarelo ainda é o mais usado, mas nesse ano o ouro palha está sendo bem procurado. Há quem também queira usar pedras de família ou diamantes negros, pedaços de cobre, madeira", descreve. (E.G)

Imagem ilustrativa da imagem Feito por mim, para você
Ateliê de São Paulo oferece o "Dia da Aliança", em que os noivos, entre champanhe, doces e outros mimos, passam horas confeccionando as próprias peças
Imagem ilustrativa da imagem Feito por mim, para você
Imagem ilustrativa da imagem Feito por mim, para você