Para entrar no clima da cidade, comece explorando as praças e monumentos mais famosos e que contemplam diferentes períodos da história. Com um mapa em mãos, as Piazzas de Spagna e del Popolo são ótimas opções para iniciar o roteiro. As duas praças são bastante conhecidas e respiram história. É na Piazza del Popolo onde ocorrem várias manifestações populares e onde fica a igreja de Santa Maria del Popolo, uma das mais antigas de Roma, que conta com pinturas de Caravaggio e uma capela projetada por Rafael. Já na Piazza di Spagna, uma das mais belas da cidade, fica a tradicional escadaria que dá acesso à igreja de Trinità dei Monti. Roma, aliás, é o "paraíso" das igrejas, a cada passo é possível encontrar uma diferente.

Da Piazza del Popolo é possível acessar o começo da Via del Corso, uma das avenidas mais famosas de Roma com várias lojas e restaurantes, um passeio obrigatório. Quem está na Piazza di Spagna também consegue acessar a Via del Corso, mas passando pela Via Condotti, uma rua pequena, mas cheia de glamour, que abriga grifes internacionais como Dior, Valentino e Prada.

Seguindo pela Via del Corso e se arriscando pelas ruazinhas à sua margem é possível chegar a várias outras praças e a dois pontos imperdíveis de Roma: a Fontana di Trevi, palco de uma das cenas mais famosas do cinema com o filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, e o Pantheon, edifício da época grego-romana onde estão enterrados vários reis da Itália e o mestre do Renascimento, Rafael. Do Pantheon também se chega com facilidade à Piazza Navona, outra praça incrível com arquitetura e obras de tirar o fôlego. Um dos endereços mais caros do mundo, a Piazza Navona também abriga a embaixada brasileira em Roma.

Para curtir ainda mais esse reduto mágico, aproveite o passeio para explorar os restaurantes, cafés e as tradicionais "gelaterias" da cidade. Faça frio ou calor, experimentar um gelato é item obrigatório no roteiro. Além disso, o sabor do verdadeiro sorvete italiano vai compensar qualquer fila que você encontre no caminho. Por fim, uma parada no Monumento a Vittorio Emanuele é obrigatória. O local é imponente e proporciona uma bela vista da cidade. O monumento fica ao final da Via del Corso, mas também tem fácil acesso a quem visita o Coliseu. (B.Q.)