Quando o assunto é emagrecer a primeira regra é acrescentar a este processo uma alimentação saudável. A nutricionista, Alexandra Jannani, mostra que é possível fazer uso de alimentos considerados aliados para conseguir perder peso. Para ela, é importante acrescentar as fibras na alimentação. ''As fibras absorvem a gordura. Além disso, a digestão do alimento integral é mais lenta, criando a sensação de saciedade'', comenta.
Frutas, verduras e legumes devem ser consumidos diariamente. ''Quanto mais colorido for o prato, melhor, diferentes tipos de nutrientes e vitaminas vão estar presentes'', aconselha. Também é importante beber muita água. ''Além de hidratar a água é um inibidor natural da fome. Já a água de coco é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, mas deve ser consumida com moderação, pois é calórica'', orienta.
Alexandra orienta ainda que a pessoa evite ficar muito tempo sem comer para que o organismo não crie o processo de reserva. ''Comer fracionado, no intervalo de 3 em 3 horas, é o ideal'', sugere.
Outra dica importante é escolher para a refeição somente um tipo de carboidrato. ''No café da manhã, por exemplo, você deve optar pelo pão, bolacha ou bolo e assim proceder durante as outras refeições'', ensina.
Alexandra lembra que o processo de reeducação alimentar não produz resultados tão lentos quanto as pessoas acreditam. ''A perda de peso inicia assim que a pessoa adquire novas posturas alimentares'', afirma.
Nathália Guimarães de Faria, aluna do curso de Farmácia, é um exemplo de determinação e iniciativa em uma alimentação balanceada. Ela conta que sempre se preocupou em não ganhar peso por ter um histórico de obesidade na família. ''Meus pais fizeram a cirurgia de redução de estômago. Eu tinha muito medo de engordar porque sempre fui uma criança e uma adolescente com tendência e precisava controlar o peso'', relata.
Decidida a ter mais qualidade de vida, ela explica que os exercícios físicos foram o ponto principal das mudanças no seu estilo de vida. ''Eu adoro ir à academia, vou no mínimo três vezes por semana. Há dois anos, quando decidi levar a sério os exercícios, melhorar a alimentação foi uma consequência''.
Para ela a iniciativa de perder peso é uma responsabilidade pessoal. ''Tornei-me uma pessoa mais disciplinada. Percebo que o principal é ser saudável e não ser magra. Não tenho pressa, ainda quero perder mais uns quilinhos, mas sei que devagar eu chego lá'', assegura. (S.C.)

Imagem ilustrativa da imagem Dicas preciosas para comer bem
| Foto: Marcos Zanutto
A universitária Nathália Faria é exemplo de determinação e iniciativa com uma alimentação balanceada e a prática de execícios físicos