Mais do que uma transformação pessoal, a maternidade pode trazer também novas ocupações para as mulheres. As "mães blogueiras" são prova disso. Se antes as revistas e livros especializados eram a única fonte de informação das mulheres durante e depois da gestação, hoje elas contam com os blogs para trocar experiências. Formada em jornalismo, Mariella Silva, de 28 anos, mãe de Clara, de 2 anos e meio, criou o blog "Caderninho da Mamãe" (www.caderninhodamamae.com.br), ainda durante a gestação, como uma espécie de diário. "Quando descobri que estava grávida estava cheia de dúvidas e medos e senti vontade de escrever", conta.
Segundo Mariella, por possibilitar um retorno das leitoras, o blog se tornou uma ferramenta essencial para as mamães. "Em sites e revistas você vê a opinião de especialistas, o que também é bastante válido, mas em alguns momentos é legal saber que tem gente passando pelas mesmas situações que você", explica. A cumplicidade e identificação são tão grandes que muitas leitoras acabam virando amigas das blogueiras. "Sabemos que é tudo real. Ninguém finge que tem a vida perfeita, muito pelo contrário, compartilhamos tudo: dúvidas, perrengues e conquistas."
Essa busca por informações "reais" e a vontade de trocar experiências motivaram Karina Kerner, de 33, e Heloisa Sandoval, de 32, a criar o "Mães em Obra" (www.maesemobra.com.br), no Carnaval de 2013. "Nós sempre fomos amigas, mas nos aproximamos mais na gravidez. Percebemos que as dicas das nossas mães e avós estavam ficando ultrapassadas e buscávamos esse tipo de informação", conta Karina, que é mãe de Luísa, de 2 anos e três meses. Segundo as blogueiras, tudo o que é postado, seja por elas ou por leitoras, é aproveitado de alguma forma. "Elas aprendem com a gente e a gente com elas. Além disso, a experiência de alguém pode valer para outra pessoa que está lendo", exemplifica Heloisa, mãe de Pietro, de 2 anos.
Os assuntos dos posts, de acordo com as blogueiras, variam muito e vão de acordo com a fase que cada uma está vivendo. "Há alguns assuntos polêmicos que sempre geram mais comentários, por cada pessoa ter uma opinião. É preciso saber lidar com isso", analisa Mariella.
As blogueiras do "Mães em Obra" contam que em posts com assuntos mais "sérios" sempre buscam informações com especialistas como médicos ou enfermeiros. "Além das nossas experiências, queremos passar conteúdo de qualidade", ressaltam Karina e Heloisa.

Continue lendo:

- Novas profissões

Imagem ilustrativa da imagem Conexão materna
Heloisa Sandoval, mãe de Pietro, e Karina Kerner, mãe de Luísa, são empresárias e autoras do "Mães em Obra": informações "reais" e vontade de trocar experiências
Imagem ilustrativa da imagem Conexão materna
Mariella Silva criou o "Caderninho da Mamãe" na gestação de Clara: "Compartilhamos tudo: dúvidas, perrengues e conquistas"