Imagem ilustrativa da imagem COMPORTAMENTO - Os donos da cozinha
| Foto: Fotos: Gustavo Carneiro e Shutterstock
O arquiteto Valdecir Gregolin gosta de cozinhar para a esposa Vanessa e as filhas Victória, de 15 anos, e as gêmeas Valentina e Vicenza, de 3



Há muito tempo que a cozinha de casa não é mais território exclusivamente feminino. Cada vez mais os maridos e pais se aventuram a criar refeições saborosas para a família, indo bem além do churrasco.

Na casa dos arquitetos Valdecir e Vanessa Gregolin as tarefas na cozinha são divididas entre ambos, para a alegria das filhas Victória, de 15 anos, e as gêmeas Valentina e Vicenza, de 3. "Gosto de cozinhar, minha mãe dizia que tínhamos que aprender para podermos nos virar. Sempre cozinhei para minha família e amigos, e fui evoluindo. Principalmente as refeições de final de semana são mais elaboradas. Mas faço bem coisas simples também. O feijão, por exemplo, tem que ser feito por mim, senão as meninas não gostam. Elas também adoram um vinagre caseiro que faço com vinho", conta Valdecir.

Entre os pratos preferidos das filhas estão as várias receitas de risoto. "Sou descendente de italianos, mas também sou gaúcho, por isso também fazemos o churrasco. Pesquiso receitas, assisto aos programas de gastronomia e gosto de comprar utensílios de cozinha, acho que são importantes para a receita dar certo. Agora compramos nosso apartamento, procuramos um edifício com uma boa cozinha, um espaço gourmet bom. Estamos comprando forno, um fogão legal para cozinhar, porque é algo de que gostamos", afirma ele.

Embora se aventure entre as sobremesas, Valdecir conta que domina mais os pratos salgados. Os doces ficam por conta da esposa e filha mais velha, que segue os passos dos pais. "A Victória gosta de fazer a sobremesa, temos deixado por conta dela."