O Caminho de Santiago de Compostela também pode ser uma experiência marcante para quem decide realizá-lo a dois. A jornalista Juliana Daibert e o analista de sistemas Luiz Antonio Silva, de Maringá, realizaram a viagem em 2010 e garantem que foi bom para o casamento, pois passaram a se conhecer melhor e se aproximaram mais.
Assim como muitos, o casal enfrentou o desafio como mochileiro. E não havia um objetivo específico para a viagem. A intenção era se aventurar, fazer turismo e ter momentos de espiritualidade. ''Na verdade queríamos ir. Esse era o objetivo maior'', conta Juliana, destacando que o ponto de partida foi a vila francesa de Saint-Jean-Pied-de-Port e que caminharam 32 dias para chegar à cidade de Santiago de Compostela.
Ela afirma que o caminho é formado por inúmeras cidades e vilas separadas por pequenas distâncias. ''Caminhávamos, em média, 25 quilômetros por dia. Mas chegamos a andar 11 em uma das etapas, por conta do frio e da neve, e em outra, 46. Acredita? Quase morri '', brinca a jornalista.
Para ela, cruzar o norte de um país a pé é um ato inusitado. ''Vivemos diferentes situações. Boas, tristes, doloridíssimas, acolhedoras, indiferentes, alegres, emocionantes, engraçadas, reflexivas, mágicas, encantadoras. Cada momento era único e especial'', ressalta.
Para o casal, uma das passagens mais marcantes aconteceu no albergue de San Nicolas, tocado por uma congregação italiana, que é a ruína de uma antiga igreja. ''Não havia mais camas disponíveis, mas os hospitaleiros providenciaram colchões e dormimos no altar. Antes do jantar eles reúnem os peregrinos, oram e lavam os pés de cada um. Foi muito tocante'', lembra Juliana, acrescentando que a exuberância das flores, de diferentes tamanhos, cores e cheiros, deu um charme especial à viagem.
Na opinião deles, a caminhada foi a melhor experiência de suas vidas, tanto que pretendem repetí-la em 2014. ''Mas será por outra rota. Talvez o Caminho do Norte, que margeia o litoral do País Basco'', adianta Juliana. (P.C.B.)


Imagem ilustrativa da imagem 'Cada momento era único e especial'
A jornalista Juliana Daibert e o analista de sistemas Luiz Antonio Silva, de Maringá, fizeram o caminho juntos: aproximação no casamento e muitas emoções
Imagem ilustrativa da imagem 'Cada momento era único e especial'