Fernando de Noronha não é uma viagem para todos os tipos de turista. Quem quer conhecer o paraíso precisa estar disposto a viver a ilha e para isso é fundamental ter disposição e espírito de aventura. Se para você, férias significa ficar na praia comendo camarão, não perca seu tempo. Em Noronha as belezas são inúmeras, mas para chegar até as praias mais bonitas é preciso fazer trilhas, enfrentar estradas de terra em jipes ou buggy, subir e descer paredões de pedra... Tudo isso, é claro, orientado pelos guias e cercado das lindas paisagens do lugar.
Visitei o arquipélago durante o mês de julho, época conhecida pelas chuvas recorrentes. Mas o que atrapalharia os passeios em qualquer lugar do continente, tornou a viagem ainda mais agradável. Quando o calor começava a ficar demais, uma chuva rápida chegava para refrescar e amenizar o clima. Outra característica da ilha no meio do ano é a falta de ondas, o que torna o mar ideal para quem gosta de mergulho em apneia e flutuação.
Se as praias e morros de Noronha são de tirar o fôlego de qualquer um, espere até olhar embaixo d'água. Máscara, snorquel e pés de pato não devem nunca sair de perto de quem está no arquipélago, em qualquer praia há um mundo subaquático a ser desvendado e não é difícil encontrar arraias, tartarugas, moreias, tubarões, além da imensa variedade de peixes coloridos de todos os tamanhos que nadam solitários ou em imensos cardumes.
Por ser um arquipélago oceânico, o lugar é cheio de surpresas, como os golfinhos rotadores que fazem a alegria dos turistas durante os passeios de barco ou as pequenas mabuias, lagartos que só existem na ilha.
Além de todas as belezas naturais, outro ponto positivo deste destino é a hospitalidade dos moradores locais. Um exemplo disso é a prática da carona, bastante comum, já que a criminalidade no local é zero. E se durante o dia os lugares a serem conhecidos são inúmeros, durante a noite na base do Projeto Tamar há filmes e palestras sobre os animais que vivem no arquipélago. Inesquecível é a palavra mais adequada para descrever Fernando de Noronha.