Símbolos do amor eterno, a escolha das alianças é um momento de muita emoção para o casal. E para deixá-las ainda mais com o jeitinho dos noivos, entram em cena os ourives, profissionais que irão interpretar os desejos dos noivos e transformá-los em lindas peças.

Com 35 anos de experiência, o ourives e joalheiro Wagner Bieniek, de Londrina, criou centenas de modelos personalizados. Ele conta que quem busca um profissional para a confecção da aliança quer peças exclusivas ou então deseja reaproveitar peças de família, com valor sentimental. Mas há também quem ainda opte por modelos tradicionais, feitos sob medida.

"Hoje se pede muito as alianças anatômicas, que são abauladas por dentro. Também estão sendo pedidas as alianças mais pesadas, com média de 15 gramas o par, com diamantes, com modelos mais quadrados, ao invés daquelas mais fininhas, que foram moda até alguns anos", explica.

Bieniek diz que alguns casais já chegam com um modelo escolhido, outros se decidem na hora. Ele afirma também que quando o modelo é muito diferente não é raro o casal voltar anos depois, pedindo para trocar por algo mais tradicional. Entre os metais, o ouro amarelo ainda é o mais pedido, depois da moda do ouro rosê. "Outros casais pedem o ouro branco, mas sempre alerto que pode ficar parecendo aliança de compromisso. Alguns insistem em fazer, outros reconsideram."

O ourives conta que às vezes os casais levam joias de família ou até as alianças de avós ou outros parentes e alguns fazem questão que a peça seja usada no novo par. "Geralmente trabalhamos com o nosso material, porque dependendo do tamanho da peça original e das alianças desejadas pode ser necessário colocar mais ouro, então o material que é trazido não é usado naquele par específico. Entretanto, quando fazem questão que seja o mesmo, respeitamos o desejo e só acrescento o que for necessário", conta.

Para quem quer mandar fazer as alianças, o profissional alerta que são necessários entre 15 a 30 dias, caso não seja próximo a uma data festiva, como Dia das Mães ou Natal, quando aumentam muito os pedidos por joias.

Imagem ilustrativa da imagem ALIANÇAS - Com o nosso jeitinho
"Hoje se pede muito as alianças anatômicas, que são abauladas por dentro. Também estão sendo pedidas as alianças mais pesadas, com média de 15 gramas o par, com diamantes, com modelos mais quadrados, ao invés daquelas mais fininhas, que foram moda até alguns anos", diz o ourives Wagner Bieniek
Imagem ilustrativa da imagem ALIANÇAS - Com o nosso jeitinho