Xamã já vendeu amendoim no trem, foi camelô e cursou faculdade de Direito. Hoje, além de ser dono dos maiores hits do rap, interpreta o personagem Damião na novela "Renascer", ele estreia na novela nesta terça-feira (20), no papel de um matador.

Em 2018, ele passou por Londrina para gravar o clipe de 'Liberdade Mano Fler', junto com o rapper Mano Fler, um dos primeiros rappers da cena londrinense dos anos 2000.

LEIA TAMBÉM:

Londrina terá temporada de grandes shows em 2024


As batalhas de rima inseriram Geizon Fernandes, o Xamã, no mundo da música. Geizon é filho de pai indígena, mas escolheu o apelido por causa do jogo Mortal Kombat. Inspirado no personagem NightWolf, um Xamã indígena do videogame, o rapper enxergou no lutador uma forma de fugir dos rivais de rima em batalha.

Além da carreira independente, Xamã já participou de coletivos de rap como 1kilo e Cartel MCs. Hoje, Xamã também trabalha como ator na Globo e interpreta o Damião na novela das nove, Renascer. Sua estreia, nesta terça, está sendo aguardada pelos fãs.

Em 2018, o nome de Mano Fler chegou até Jairo Andrade, produtor da Baguá Records, uma das maiores gravadoras do Brasil. Na época, Jairo estava trabalhando com Xamã e, paralelamente, o advogado Ronan Wieleswski Botelho, de Londrina, trabalhava com Mano Fler, com o objetivo de libertá-lo da prisão.

O rapper Xamã estreia na novela Renascer nesta terça-feira (20)
O rapper Xamã estreia na novela Renascer nesta terça-feira (20) | Foto: Léo Rosário/ Globo

GRAVAÇÃO DO CLIPE

"Dentro da prisão 40º graus de febre vira 100º". A gravação do clipe de 'Liberdade Mano Fler' foi realizada em vários espaços da cidade de Londrina: Lago Igapó, Centro, Rodovia Celso Garcia e o escritório de Ronan Botelho.

De acordo com o advogado, Jairo estava levando Xamã, que ainda era jovem no mundo do rap, para viajar pelo Brasil. Ao vir para Londrina, um forte polo da cena hip-hop, o produtor resolveu unir os dois nomes: Mano Fler e Xamã.

Quando sentaram-se no escritório de Ronan, os músicos se interessaram pelo visual da sacada e imediatamente tiveram a ideia de gravar o clipe no local. Com a ajuda de um drone, a Baguá Records produziu o clipe da dupla em Londrina.

Ronan relata que o encontro entre os quatro - ele, Xamã, Mano Fler e Jairo - foi muito positivo. "Na época, foi uma brincadeira, com muita diversão. São pessoas sensacionais. Mas, hoje, me abre algumas portas, foi muita, muita sorte", diz.

O advogado escreveu um livro sobre a experiência com Xamã, intitulado "ENERGIA: O que aprendi com Galvão Bueno, Rapper Xamã e Geraldo Rufino". O livro está disponível no site da Amazon a partir de R$5,99 ou gratuitamente no plano Kindle Unlimited.

Assista ao clipe "Liberdade Mano Fler"

O RAP EM LONDRINA

O que levou a Baguá Records a chegar Londrina? Além do Mano Fler, outros artistas da cena chamaram a atenção de Jairo. O rapper Melk e o DJ Samu também atraíram o produtor.

Melquizedelk Marcondes da Silva, conhecido como Melk, faleceu aos 33 anos em 2021, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Era um dos rappers mais respeitados da região Sul do Brasil. "Ele fazia um trap muito forte, ele era muito bom", afirma Ronan.

O DJ Samu, Samuel Suguiura, é nascido em Londrina e conhecido por todo o Brasil. DJ de Turntablism, uma forma de manipular sons e criar músicas usando turntable fonógrafo e um DJ mixer, começou sua carreira como DJ no Japão, onde morou por mais de 10 anos.

Além dos rappers mais conhecidos na cena municipal, não podemos deixar de lado as batalhas de rima, espaço por onde muitos MCs adentram na carreira da música. Nas últimas décadas, o movimento hip hop cresceu muito na cidade, com batalhas de rima sendo realizadas em vários bairros.

* Supervisão: Céia Musilli/ Editora