Mesmo com a definição de que o CSU (Centro Social Urbano) da Vila Portuguesa, o “Buracão”, vai receber o Carnaval de Rua de Londrina, ainda tem havido resistência à escolha feita pela Secretaria de Cultura.

Um pedido de informações assinado pelo vereador Nantes (PP) solicita ao prefeito Marcelo Belinati (PP) “informações e documentos” que comprovem a viabilidade do local para receber a folia, que terá, no dia 11 de fevereiro (domingo), às 11h, a Banda Cia Clac de Palhaços, voltada ao público infantil; e, das 16h às 20h, o tradicional Bloco Bafo Quente.

O Buracão também será palco do encerramento da folia no dia 13 (terça-feira), das 16h às 21h, com apresentação do Bloco Sapucaí e um encontro de escolas de samba de Londrina e de cidades da região.

LEIA MAIS

Carnaval 2024 traz escolas de samba de Londrina e região

O parlamentar pede documentos que comprovem os seguintes questionamentos: se o CSU é o local adequado para receber de 20 a 25 mil pessoas, sendo que o espaço fica em um bairro residencial; se será aferida a "testagem de decibéis"; e se foi estudada a possibilidade de o Carnaval de Rua ser realizado no Parque de Exposição Ney Braga ou no Autódromo.

“Em caso de resposta positiva, explicar os motivos ensejadores da não realização nestes locais”, acrescenta Nantes. “Em caso de resposta negativa, indicar se se pretende no futuro a realização da festividade de Carnaval ser em local fixo e propício como o Autódromo, por exemplo.”

O pedido de informações foi protocolado nesta sexta-feira (19) e, até o momento, não foi respondido pelo Executivo.

MORADORES RECLAMAM

Fora do Legislativo, a escolha do CSU também encontrou resistência na Vila Portuguesa. Como noticiou a RPC, os moradores da região estão fazendo um abaixo-assinado contra a realização do Carnaval no local. A ideia é que o documento seja entregue à Prefeitura.

ALÉM DO CSU

Apesar da polêmica envolvendo a escolha do local, a programação divulgada pela Secretaria de Cultura ainda traz atividades em outros dois dias. No sábado, 10 de fevereiro, o Jardim Cafezal recebe apresentação da escola de samba Explode Coração e do Bloco Sapucaí, das 17h às 21h, e, na segunda, dia 12, a folia continua na Vila Ricardo, das 17h às 21h.