O hard rock domina a escalação montada para o show "Verdade Cultural", que acontece amanhã reunindo sete bandas locais na Concha Acústica, em Londrina. A programação é gratuita e começa às 15h.
Idealizada pelos produtores Paulão Rock’n’Roll e Luke de Held, conta com patrocínio de empresas privadas e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A banda Old Wine, de blues, abre o evento, seguida do Skullage Coopers, que toca hard rock.
O rockabilly do B-Benders, o hard rock do Mescalha e do Flat Black Pack, o blues do Luke de Held Trio e o pop nacional da Legião Brasil (cover da Legião Urbana) completam o line-up. "A Concha Acústica é uma vitrine. As bandas gostam de tocar ali e administrar a energia e a magia que tem naquele palco. Todas vão tocar de graça, sem cachês", diz Paulão, que produz e apresenta o programa "Azylo Hotel" na rádio online Alma Londrina Rádio Web.
O produtor está otimista. "Convidei o Legião Brasil para atrair público. Sei que eles têm muitos seguidores. Quero ver a Concha lotada. Quem sabe não batemos o recorde de público do dia 13 de julho?", diz ele, referindo-se ao show histórico ocorrido em meados deste ano que reuniu centenas de pessoas para celebrar o Dia Mundial do Rock. Empolgado, Paulão conta que um grupo de voluntários se prontificou a fazer a limpeza da praça após o término do show.
O nome do evento, "Verdade Cultural", foi cunhado por Luke de Held como uma "resposta" à primeira edição local da "Virada Cultural", realizada no dia 26 de outubro no Anfiteatro do Zerão pela Secretaria de Estado da Cultura. A "Virada" teve o cantor Moraes Moreira como principal atração e contou com a participação de bandas de Curitiba, além de uma de Umuarama.
A exclusão de bandas londrinenses irritou os músicos locais, a ponto de alguns lançarem uma campanha de "boicote" ao evento nas redes sociais. Na ocasião, Luke propôs organizar um show dos indignados. Agora, um mês depois, prefere contemporizar. "A ideia inicial era fazer um evento multipalco com vários shows acontecendo em espaços diferentes, mas por dificuldades de logística não foi possível viabilizá-lo. Na verdade, a resposta tem que ser dada não em um único evento, mas todos os dias", salienta.
Ele explica que o show de amanhã será o primeiro de 5 ou 6 etapas a serem desenvolvidas até 2014. "A intenção é que cada edição tenha convidados diferentes. A ideia é trazer o reggae do Mama Quilla, trazer o samba do Sambulantes, trazer as bandas do Cincão (referência à região dos Cinco Conjuntos, na zona norte). Queremos unir todas as tribos para tocar aqui no Centro. O objetivo é movimentar a cena cultural londrinense", assinala. Ele avisa que o próximo show poderá ser no dia 14 de dezembro.

Serviço
Show "Verdade Cultural" com várias bandas londrinenses
Quando - Amanhã a partir de 15 horas
Onde - Concha Acústica (Praça 1º de Maio, Centro), em Londrina
Quanto - Gratuito