Repetindo o feito de anos anteriores, quatro imagens da equipe de fotografia da FOLHA vão compor a edição de 2016 do livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro", que traz uma seleção de fotos marcantes publicadas pelos principais jornais e revistas do País no ano de 2015. A publicação é a única do País dedicada exclusivamente ao fotojornalismo e tem como objetivo mostrar, por meio de imagens, os principais fatos do ano anterior e homenagear os profissionais que registram em fotos a história contemporânea brasileira.
A edição deste ano reúne 109 repórteres fotográficos, profissionais de revistas, jornais, portais e agências de notícias de todas as regiões do Brasil. As cerca de 200 fotos do livro envolvem imagens marcantes, como as três aparições de Newton Hidenori Ishii, figura que ficou conhecida como o "Japonês da Federal", transformado em celebridade nacional na mídia por escoltar presos ou investigados pela Operação Lava Jato. Há também a documentação do desastre ambiental de Mariana (MG) e outros fatos importantes em imagens que formam opiniões, reformam ideias e dão repercussão a acontecimentos que, de outra forma, talvez ninguém nunca saberia.
Entre as fotografias selecionadas estão as do repórteres fotográficos Marcos Zanutto, com a manchete de capa "Impacto dos desastres climáticos no Paraná supera média nacional"; Ricardo Chicarelli com duas fotos da matéria "Um novo 13 de Maio", que trata de desapropriação de terras quilombolas, Anderson Coelho com o ensaio da matéria "Ilha de Marajó tem a ‘cidade das bicicletas’"; e Sérgio Ranalli com a foto que ganhou o primeiro lugar no Prêmio Massey Fergusson de Jornalismo de 2015.

Trabalho desempenhado por jornalista responsável pelo registro fotográfico de qualquer fato durante uma pauta jornalística

Grupos de escravos ou seus descendentes refugiados em quilombos, que fugiram das fazendas no período da escravidão

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional